Presidente da Câmara faz indicação propondo desconto para quem economizar água

Publicado em: 27 de março de 2017

O presidente da Câmara Municipal de São Pedro, vereador Antônio Benedito Ferraz Toledo, o Toninho da Sorveteria, apresentou na Sessão Ordinária da última segunda-feira (20/03), a indicação de número 113/2017, solicitando ao Poder Executivo a criação de um Projeto de Lei (PL) de “Incentivo à Economia de Consumo de Água no município”.

Segundo informou em sua indicação, poderá oferecer desconto na tarifa de água para o consumidor que reduzir o seu consumo mensal. Os descontos, segundo a indicação devem variar entre 5% até 10% do valor da conta d'água.

Para o vereador Toninho da Sorveteria, este seria um incentivo há mais para que os munícipes economizem água, além de conscientizar sobre o uso adequado da água.

 

O modelo do Projeto de Lei sugerido pelo vereador trata dos seguintes pontos:

1º – Bônus-desconto de 5% a 10%, sobre a economia realizada;

2º – O critério que será adotado para o cálculo da economia efetivamente realizada, será baseado no consumo do mesmo mês do ano anterior;

3º – Constar na conta de água dos consumidores os dizeres que indicam tal desconto de 5% a 10%, relativos ao consumo do mesmo mês do ano anterior, bem como a frase: “Use Racionalmente a Água. É um Recurso Natural Limitado. O Meio Ambiente Agradece”;

4º – Que a Lei seja regulamentada no prazo de 30 (trinta) dias após sua publicação.

 

O vereador Toninho da Sorveteria justificou em sua indicação em números e explicou que, “a água potável, ou mesmo água doce disponível na natureza, é bastante restrita, cerca de 97,61% da água total do planeta é proveniente das águas dos oceanos; calotas polares e geleiras representam 2,08%, água subterrânea 0,29%, água doce de lagos 0,009%, água salgada de lagos 0,008%, água misturada no solo 0,005%, rios 0,00009% e vapor d’água na atmosfera 0,0009%”.

Além de justificar com números a importância em economizar água, o presidente da Câmara, disse ainda que “as ações para diminuir o consumo e o desperdício de água por parte do consumidor são compostas de diversas ações, como detecção e reparo de vazamentos, a troca de equipamentos convencionais por similares que economizem água e a realização de estudos para o reaproveitamento da água”.

“Atitudes conscientes estão ao alcance de todos, não devemos esperar apenas medidas vindas dos Governos Federal, Estadual e Municipal, pois simples atitudes como não jogar lixo nas ruas, evitar o desperdício, o consumo consciente, a educação de nossas crianças quanto à responsabilidade de cuidar de nosso lar e o respeito por toda e qualquer forma de vida, já são importantes passos rumo à criação de cidadãos conscientes e melhores para si e para todos os seus semelhantes”, enfatizou o vereador.


Publicado por: CMSP - Assessoria de Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email