Vereador Robinho pede confecção de boleto de IPTU em linguagem 'braille' e comedouro para cães de rua

Publicado em: 08 de maio de 2017

A confecção de boleto para pagamento do imposto predial territorial urbano (IPTU) elaborado em linguagem "braille", foi pleiteada pelo segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Pedro, vereador Roberson Pedrosa de Oliveira, conhecido como Robinho (PSL), através da Indicação nº179/2017.

Robinho destaca que moradores da cidade que tem deficiência visual vem pleiteando a medida, que visa garantir a inclusão social.

“Fui procurado por munícipes, portadores de deficiência visual, solicitando que documentos emitidos pelo Poder Executivo, sejam confeccionados em linguagem braile, especialmente os carnês de IPTU, visando assim uma maior comodidade dos deficientes, culminando numa maior inclusão social.

De acordo com Robinho, a confecção e o recebimento dos boletos de pagamento impresso na linguagem BRAILLE (sistema de leitura com o tato para cegos e deficientes visuais), garante o direito das pessoas com deficiência visual de conferir suas contas.

“A inclusão social pode ser considerada como uma atitude que visa combater a exclusão social em seus mais diferentes aspectos, como as pessoas de classe social, nível educacional, com deficiência física e mental, idosas ou minorias raciais que não têm assegurado o acesso a oportunidades. De acordo com o último Censo do IBGE, que revelam que 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência, dentre eles o visual que é a mais representativa e atinge 3,6% dos brasileiros, sendo mais comum entre pessoas com mais de 60 anos de idade. Assim estamos sugerindo a medida ao Executivo, podendo inclusive ser feito um cadastramento prévio dessas pessoas para levantar a demanda”, explica Robinho.

 

O vereador também sugere em outra propositura que sejam instalados comedouros (de canos de PVC adaptados) para cães de rua em locais públicos, contendo também adesivos e placas explicativas da ideia do projeto. Para o edil, esta é uma iniciativa importante já que em nossa cidade não há abrigo para a grande quantidade de animais de rua que temos.


Publicado por: CMSP - Assessoria de Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email