Vereador Du Sorocaba homenageia médicos cubanos do “Programa Mais Médicos” por atuação em São Pedro

Publicado em: 08 de maio de 2017

A atuação de médicos cubanos, através do “Programa Mais Médicos” do Governo Federal, foi destacada nesta semana, durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal de São Pedro pelo vice-presidente e Líder de Governo, Carlos Eduardo Oliveira, conhecido como Du Sorocaba (PSB), que apresentou a Moção de Aplausos e Congratulações nº 06 /2017 em homenagem aos profissionais que atuaram na cidade.

De acordo com o vereador em 14 de abril de 2014 os Médicos Cubanos chegaram ao município de São Pedro para atender na Atenção Básica, que no período estava com uma cobertura de Atenção Básica de 21%.

Com isso a Secretaria de Saúde colocou 05 equipes de Saúde da Família para funcionar nas regiões de maior necessidade com os médicos cubanos através do Programa Mais Médicos, ampliando assim a cobertura para 64%.

Na época os atendimentos na época estavam centralizados na UMIS, onde posteriormente foram descentralizados conforme planejamento do Plano Diretor da “Agenda 2025” e a Conferência da saúde, realizada em 2013, na gestão do prefeito Helinho Zanatta.

“É inegável que a participação dos médicos cubanos em nosso município fortaleceu o acesso à saúde dos usuários com maior vulnerabilidade, propiciou a troca de conhecimento, com humanização e responsabilidade. Ganharam a simpatia e confiança da população o que favoreceu a adesão às unidades, vinculando as famílias”, ressaltou o vereador.

De acordo com o líder de Governo as unidades beneficiadas com esse programa foram: UBS São Dimas, com 03 médicos, com um fluxo médio diário de aproximadamente 350 pacientes; UBS Alpes das Águas com 01 médico, com um fluxo médio diário de aproximadamente 50 pacientes; UBS Bela São Pedro, com 01 médico e um fluxo médio diário de aproximadamente 50 pacientes e UBS Dorothéa com um 01 médica e um Fluxo médio diário de aproximadamente 50 pessoas.

“Os munícipes agradecem imensamente a colaboração e empenho desses profissionais, que deixaram seu país, seus familiares, seus amigos, sua casa para servir nosso município com grande empenho e destreza, sendo que esses médicos chegaram a nossa cidade em um momento critico na questão da saúde publica, onde estávamos com indicadores desfavoráveis para nossos munícipes, tanto que não realizavam faturamento dos atendimentos, ou seja, não alimentavam o sistema do SUS com os dados necessários para exigirmos maiores recursos, no entanto que nossa cidade não era bem vista pela DRS-10 (Diretoria Regional de Saúde) e nossos recursos eram mais escassos e o trabalho deles deixou resultados extremamente positivos”, completou o vereador.

A homenagem é destinada aos médicos Randolfo Torres Martinez, Belkys Robainas Gonzales, Dania Librada da Silva, Rafael Garcia Arguollos e Raudel Garcia Estopinam.

“Parabenizamos esses profissionais pelo grande profissionalismo, competência e um grande esforço foram adquirindo confiança e respeito por parte da população, onde se comprometeram em atender as famílias de forma ampla e qualificada. Agradecemos imensamente e desejamos que em suas jornadas de volta pra casa, sejam ricamente abençoados e protegidos por Deus, pois são homens e mulheres que honraram seus afazeres e prestaram relevantes serviços à população”, finalizou Du Sorocaba.


Publicado por: CMSP - Assessoria de Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email