Vereadores de São Pedro pedem campanha de conscientização sobre doenças transmissíveis a cães e gatos

Publicado em: 08 de maio de 2017

Na segunda-feira (2), durante a 7º sessão ordinária da Câmara Municipal de São Pedro, os Vereadores Gilberto Vieira (PDT), Roberson Pedrosa de Oliveira, o Robinho (PSL), Adilson de Jesus, o Branco (PROS) e Joyce Benevides (PV), apresentaram a Indicação nº 0176/2017 onde solicitam ao Executivo Municipal que realize uma campanha de conscientização e orientações de doenças transmissíveis a cães e gatos e a importância da vacina importada.

“Atualmente existe uma epidemia em nossa cidade da doença 'Cinomose' canina, que tem matado muito cachorros. Só no bairro Novo Horizonte, em menos de dois meses cinco cachorros já morreram com a doença. Com essas doenças e outras fica evidente a necessidade desta campanha de conscientização e da vacinação a toda população através da imprensa e folhetos”, destacaram os parlamentares.

De acordo com os vereadores a 'cinomose' é uma doença que acomete cachorros jovens geralmente durante o primeiro ano de vida, no entanto, pode também contaminar cães mais velhos com alguma deficiência em sua imunização.

A cinomose pode atingir diversos órgãos, é uma doença sistêmica, e pode se alastrar por todo o organismo, além de ser altamente contagiosa. É uma doença causada por um vírus pode sobreviver por um longo período em ambiente seco e frio. No entanto é um vírus bastante sensível ao calor, luz do sol e desinfetantes. Pode permanecer por volta de três meses no ambiente mesmo depois da retirada do animal acometido pela doença.

cinomose pode ser transmitida diretamente de um cão para o outro, através de espirros, secreções oculares, nasais, orais, pelas fezes ou ainda pelo ar, respirando o ar infectado. Indiretamente, o vírus da pode ser levado quando temos contato com um cachorro doente, podendo ser transportado em nossas roupas e sapatos para um cachorro sadio.


Publicado por: CMSP - Assessoria de Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email