Vereadores buscam melhorias para a rede de telefonia e internet do município

Publicado em: 02 de outubro de 2017

Na última sexta-feira (22) os vereadores Adriano Vitor, Branco, Du Sorocaba e Robinho Pedrosa receberam na Câmara Municipal de São Pedro a Consultora da Diretoria de Articulação Regional SP/Interior da Telefônica Brasil – VIVO, Débora Moreira Matos. O encontro foi solicitado pelos vereadores da Casa Legislativa com o intuito de entregar o mapa dos bairros Residencial São Pedro e Residencial São Francisco e ofício solicitando a expansão de rede de telefonia e internet para os referidos bairros e o bairro dos Gomes, além de solicitar estudo por parte da Empresa para melhorar a qualidade da internet oferecida no município.

Os parlamentares apontaram as necessidades do município tendo em vista que a cidade está em constante crescimento, o atendimento a população na parte de telefonia e banda larga não está acessível a todos, além de questionar quanto aos serviços quase inexistentes dos bairros mais afastados e que após troca de postes realizada no bairro Horto Florestal os fios de telefone ficaram soltos, sendo necessário o reparo por parte da Empresa.

Sobre a fiação solta a Consultora garantiu envio de equipe técnica para realização dos reparos e instalação adequada dos fios e quanto à questão da telefonia no bairro dos Gomes, ela afirma que o contrato de concessão da Empresa estipula obrigatoriedade para atender ao pedido de telefonia caso a área delimitada tenha pelo menos 400 habitantes e atender aos requisitos de distância de 50 metros entre uma casa e outra. Ficando estipulado que os vereadores irão formalizar o pedido do local, informando as coordenadas exatas do local e demais informações para que possa ser enviado engenheiro ao local da solicitação para fazer o levantamento dos dados e análise por parte da Empresa. “se após o levantamento das informações, o bairro não estiver dentro dos parâmetros estipulado pelo contrato, usado de acordo com IBGE e utilizado pela ANATEL para obrigar as operadoras a realizarem o serviço, o serviço de telefonia fixa não será instalado tão cedo no local” comenta Débora.

Quanto ao serviço de banda larga, Débora ainda explica que “a transmissão funciona em cima de rede metálica instalada no município. Esse serviço possui característica em que as residências mais próximas da Central Telefônica conseguem receber velocidades mais altas e conforme a distância desta residência aumenta em relação a Central, o cabo perde capacidade de transmissão do sinal, é uma questão de física, portanto a Empresa não pode fazer nada no momento quanto a isso”.

Após questionamento do vereador Du Sorocaba sobre a possibilidade de instalação de fibra óptica a Consultora explica que para o Município de São Pedro não há previsão de instalação de fibra óptica no momento, pois para a instalação é necessário planejamento por parte da Empresa e, por ser um país grande, eles investem primeiramente nas regiões onde possui mais demanda.

Débora sugeriu, para aqueles que não possuem internet fixa em casa, a compra e instalação de modem wifi da VIVO que utiliza dados móveis como os utilizados por telefones celulares. Porém é limitado, funcionando como os pacotes de dados de telefonia móvel que, após atingido o limite, terão que ser inseridos mais pacotes de dados ou a pessoa é obrigada a aguardar até o próximo mês.


Publicado por: CMSP - Assessoria de Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email