Honraria a Professora Denise Capellari é aprovada na Câmara Municipal

Publicado em: 30 de abril de 2018

De autoria do presidente da Câmara Municipal Antonio Benedito Ferraz Toledo – Toninho da Sorveteria (PSL) e do vereador Albino Antunes – Índio (PPS), o Projeto de Decreto Legislativo nº002/2018 que concede a Professora Maria Denise Hellmeister Capellari o Título de “Cidadã São-Pedrense” foi aprovado por unanimidade na 6º sessão legislativa.

 

Biografia

A homenageada nesta propositura nasceu na cidade de Charqueada/SP em 08/04/1951. Filha de José Hellmeister e Graciosa Montesso Hellmeister, casal estribado nas colunas do caráter e da retidão.

É casada com o professor e ex-vereador da cidade de São Pedro/SP, Viscardo Capellari, tendo como sogros o ex-prefeito Lazinho Capellari e a Professora Amália Sacks Capellari, pessoas em quem se espelhou, primeiramente em D. Amália, professora, esposa dedicada e mãe exemplar e, em Lazinho, homem de fibra, honrado, com quem aprendeu a usar e utilizar as virtudes da franqueza e da honradez, para gerir sua vida pessoal, profissional e familiar.

Do casamento vieram os filhos Adolfo, Cássio e, Alberto, já falecido. Também advieram os netos Liara de Andrade Capellari e Alberto Andrade Capellari, filhos de Cássio Hellmeister Capellari com Lissandra Frota Andrade.

Sua vida estudantil iniciou-se com o primeiro ano da Escola “Antonio Furlan”, no município de Charqueada/SP. No segundo ano primário seus pais transferiram a residência para o município de São Pedro/SP, onde foi matriculada no 2º ano do Grupo Escolar “Gustavo Teixeira”, onde estudou até a 4ª série.

Em 1962, foi aprovada no Exame de Admissão do Colégio estadual e Escola Normal “José Abílio de Paula”, frequentando a escola até o ano de 1965. De 1966 a 1968, cursou no mesmo estabelecimento o Curso Normal de 1ª a 3ª série

Sua vida profissional iniciou-se em 1968, por ocasião de licença da professora habilitada em Metodologia de Ensino, substituindo-a em classe no Grupo Escolar “Gustavo Teixeira”.

Desde tenra idade, sempre voltava e devotada ao ensino de crianças nessa cidade que adotou como sua e aqui fincou suas raízes e, em 1970, iniciou Curso de Geografia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da cidade de Rio Claro/SP até 1973. Como seria impossível registrar os momentos historicamente relevantes em sua vida profissional, foi em 1974, lecionar aulas de Geografia na EESPG “José Abílio de Paula”, onde com uma carga de enormes emoções e gratidões e com imensa responsabilidade, ficou até o ano de 1987.

Continuando sua saga de “professora”, uma das formas mais clássicas de sabedoria e amor à profissão, entre 1983 e 1986, graduou-se em Pedagogia com Administração Escolar na Faculdade Integrada de Marília.

Estudando e submetendo-se a concursos públicos rigorosos e por demonstração de capacidade e retidão, em 1988 foi designada para exercer a função de Diretora de Escola na EEPG “Lauro Teixeira de Barros” em “Pro Labore”.

Em 1989 foi designada para responder por cargo vago na EEPG “Lauro Teixeira de Barros”, sendo que em 1990, tendo cessado sua nomeação, foi nomeada Titular de Cargo na EEPSG “Alberto Salote”, em Santo Amaro, município da região de São Paulo. Seguindo este itinerário devotado à profissão que abraçou com fervor e sua vida acadêmica, Denise, em 1991 graduou-se na Faculdade de Pedagogia com Supervisão Escolar na cidade de Botucatu/SP e foi nomeada Diretora de Escola na EEPG “Profª Dinah Lopes de Oliveira Macedo”, no município de Itatinga/SP, pelo Governo do Estado de São Paulo.

Em 1992, foi removida para a EEPSG “Ademar Vieira Pisco” em Santa Maria da Serra/SP, sendo removida posteriormente e, no ano de 1993 designada para a EEPG (R) “Lauro Teixeira de Barros” na cidade de São Pedro/SP, ficando até 1995 por decisão do Governo do Estado de São Paulo.

Em 1996, foi removida para EEPG (R) do Bairro Santo Antonio, localizado no Alto da Serra de São Pedro, em virtude da extinção dessa Unidade Escolar, ficando até 1998, por decisão do Governo, hoje denominada EMEB “Iracy Bertochi”. Em 1998, foi removida para a EEPG “José Abílio de Paula”, por não comportar mais o cargo de Diretor na EEPG (R) do Bairro Santo Antonio, também por decisão do Governo do Estado de São Paulo.

Atualmente, Maria Denise Hellmeister Capellari é Diretora na EE “José Abílio de Paula”, por 19 (dezenove) anos em São Pedro.

Não poderia haver contribuição amis notável para a cultura de nossa cidade a para a formação de milhares de jovens são-pedrenses, através da doação e dedicação desta senhora, que doou a maior parte de sua vida ao ensino de crianças e adolescentes; perfazendo 39 anos de Magistério, sem nunca sofrer uma punição.

Pessoas que hoje são pais honrados, filhos dedicados e pessoas que talvez hoje estejam aqui para, com profunda gratidão, estender-lhe um título que lhe servirá como galardão para toda sua trajetória no ensino desta cidade.

A cidade de São Pedro jamais poderia nascer e desenvolver-se sem a decisão de educadores como a Sra. Maria Denise Hellmeister Capellari, por ter forjado tantos cidadãos que incorporaram o histórico deste povo batalhador e ordeiro.

Por isso a concessão deste Título é, antes de tudo, um reconhecimento pela brilhante atuação e dedicação e deve ser concedido com todas as honras que esta cidade puder lhe ofertar.

           


Cadastre-se e receba notícias em seu email