Comitiva visita sede do COI em Indaiatuba

Objetivo foi conhecer o modus operandi do sistema de monitoramento.

Publicado em: 13 de agosto de 2018

Nesta terça - feira (07), o vereador Dú Sorocaba (PSB), juntamente com técnicos da prefeitura e o Capitão Ricardo Bessa, visitou o Centro de Operações e Inteligência (COI) de Indaiatuba, que abrange a Polícia Militar, Polícia Civil e a Guarda Civil. O objetivo da visita foi conhecer o centro de monitoramento de câmeras, que cobre de forma integrada toda a região, e buscar técnicas e informações relevantes que possam ser aplicadas ao Centro de Monitoramento de Imagens de São Pedro. 

A comitiva foi recepcionada por Waldemar Batista Jr., especialista em tecnologia do COI, que demonstrou que através do monitoramento é possível reconhecer padrões de criminalidade, identificando dias, horários e os principais pontos críticos onde os crimes ocorrem. Tais recursos possibilitam que as autoridades atuem de modo preventivo e ágil no combate a ocorrências policiais. Através do monitoramento urbano também é possível auxiliar no controle do trânsito, identificar pessoas e veículos através das placas e combater o tráfico de drogas.

Tais iniciativas também vão ao encontro do projeto de lei nº 155/2017, intitulado “Câmera Cidadã”, de autoria do vereador e que possibilita aos munícipes integrarem voluntariamente câmeras particulares, instaladas nas residências ou em estabelecimentos comerciais, ao Centro de Monitoramento de câmeras instaladas no município, resultando em uma cobertura mais vasta e com mais câmeras disponíveis.

“Fomos buscar algumas informações a respeito daquilo que é feito lá, para que a gente possa trazer essa inteligência e aplicar no futuro centro de monitoramento que será inaugurado em São Pedro, garantindo maior segurança e tranquilidade à nossa população.”, afirmou Dú Sorocaba.


Publicado por: Comunicação CMSP

Cadastre-se e receba notícias em seu email