Câmara sediará palestra do “Setembro Amarelo”

Objetivo é conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio.

Publicado em: 05 de setembro de 2018

Na próxima quinta-feira, dia 13, acontecerá na Câmara Municipal uma das palestras relacionadas à campanha “Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio. O objetivo é oferecer meios para que a população seja informada e conscientizada, a fim de prevenir o ato em si.

Os índices de transtornos de ordem psiquiátrica e psicológica, como a depressão, são crescentes e afetam jovens e adultos das mais diversas classes sociais. Por esta razão, muitos países têm desenvolvido ações de combate às causas do suicídio durante o mês de setembro, em decorrência do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, comemorado no dia 10 deste mês.

De acordo com dados do Centro de Valorização da Vida (CVV), o suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata um brasileiro a cada 45 minutos e uma pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Pelo menos o triplo de pessoas já tentou tirar a própria vida ou chegou a pensar em suicídio. Apesar de números tão alarmantes, o assunto ainda é tratado como tabu, o que só colabora para seu aumento dos casos, pois muitas pessoas não sabem que podem procurar ajuda.

A Campanha realizada no município de São Pedro busca dar suporte a este movimento e contará com a participação e o apoio de diversos profissionais da saúde. No dia 13 o médico psiquiatra Dr. Ricardo Cortez Mofato, especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP/AMB), participará deste debate, juntamente com a população, alunos de escolas municipais e todos os demais cidadãos que estiverem interessados em participar.

A palestra acontecerá na sede da Câmara Municipal, localizada na Rua Nicolau Mauro, nº 1011, às 14h. A entrada é gratuita e toda a população está convidada.


Publicado por: Comunicação - CMSP

Cadastre-se e receba notícias em seu email