Câmara recebe palestra sobre prevenção ao suicídio

Ação é parte da campanha “Setembro Amarelo”

Publicado em: 13 de setembro de 2018

Na tarde desta quinta-feira a Câmara Municipal abriu suas portas para sediar a palestra ministrada pelo Dr. Ricardo Cortez Mofato, especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP/AMB). A ação faz parte do “Setembro Amarelo”, movimento mundial que busca conscientizar a população sobre a realidade do suicídio.

De acordo com o Dr. Ricardo, apesar de ainda ser considerado um tabu, o suicídio é uma questão de saúde pública. “É importante falar sobre este tema e mostrar que ele pode ser prevenido em cerca de 90% dos casos. Muitas pessoas acabam cometendo o suicídio por não saberem que podem procurar ajuda antes que o pior aconteça.”

Os índices de transtornos de ordem psiquiátrica e psicológica, como a depressão, são crescentes e afetam jovens e adultos das mais diversas classes sociais. Entender as causas que levam uma pessoa a pensar em cometer suicídio é muito importante, mesmo para aqueles que não sofrem dessas doenças. É preciso saber identificar os sinais para oferecer ajuda a um amigo ou parente que esteja nessa situação.

A palestra contou com a participação de mais de 150 ouvintes, entre famílias assistidas pelo programa Bolsa Família e estudantes das escolas EMEB “Prof.ª. Maria de Fátima do Amaral”; EMEB “Prof.ª Ricarda de Paiva Lima Berzin” e EMEB "Prof. Benedito Modesto de Paula"

A campanha “Setembro Amarelo” realizada no município de Pão Pedro conta com o apoio da Câmara Municipal e de representantes e funcionários das UBS; PSFs; CRAS; CAPS; “Atenção Básica de Saúde”; Programa Bolsa Família; Frente de Trabalho e Renda Cidadã; Ação Jovem; Assistência Social e a rede de Educação Municipal.


Publicado por: Comunicação - CMSP

Cadastre-se e receba notícias em seu email