Em sessão solene, Câmara entrega título de Cidadão São-pedrense e “Medalha 22 de Fevereiro”

Publicado em: 03 de dezembro de 2018

A solenidade realizada na sexta-feira, dia 30 de novembro, iniciou-se com o ato de descerramento da placa que denomina “Mario Teixeira de Escobar” o prédio da Câmara Municipal, através da Lei Municipal nº 3659 de dezembro de 2016. Mário Escobar faleceu em 14 de janeiro de 1929, durante a comemoração da posse da nova Câmara, da qual fora eleito vereador, vítima de um disparo de arma de fogo em circunstâncias não esclarecidas. Pai de José Augusto Escobar, herói São-pedrense morto na Revolução Constitucionalista de 1932, e Irineu Teixeira Escobar, piloto do primeiro avião comercial brasileiro a realizar um voo internacional.

Representando a família Escobar, os netos Maria Aparecida Escobar Gimenes Perencin e João José Frota Escobar Gimenes participaram do ato de descerramento, ao lado do ex-vereador José Mário de Barros, autor do projeto que dá nome ao prédio; do Prefeito Hélio Donizete Zanatta e do Presidente da Câmara Municipal, Antônio Ferraz Toledo.

 

“Medalha 22 de Fevereiro”

Após o ato solene, a cerimônia procedeu à entrega da honraria “Medalha 22 de Fevereiro”, concedida ao cirurgião-dentista e professor, Dr. Darcy Flavio Nouer, através do Projeto de Decreto Legislativo Nº 06/2018, de autoria do Presidente do Legislativo.

Dr. Darcy nasceu em São Pedro, no ano de 1937, e aqui concluiu sua formação primária na “Escola Estadual Gustavo Teixeira” e secundária no Colégio e Ginásio “José Abílio de Paula". Cursou odontologia na Faculdade de Farmácia e Odontologia de Piracicaba. Sua trajetória profissional e acadêmica conta com mais de 700 publicações, entre artigos, capítulos e livros. Foi responsável pela invenção de diversos aparatos odontológicos, como o cefalômetro (dispositivo para tomada de registros faciais), que possibilitou correções de anomalias dentárias e faciais, auxiliando também no diagnóstico e planejamento de tratamentos em diversas faixas etárias. Entre as patentes atribuídas a ele também estão o “Posicionador de cabeça”, “Placa Geniana Nouer”, entre outros de grande relevância para o avanço da ortodontia.

Dr. Darcy recebeu a honraria das mãos do Presidente Antônio Ferraz Toledo, que ressaltou a importância dos feitos do cirurgião.

 

Título de “Cidadão São-pedrense”

A última honraria entregue durante a solenidade concedeu o título de “Cidadão São-pedrense” ao atual prefeito, Hélio Donizete Zanatta. Hélio Zanatta é piracicabano e casado com a São-pedrense Carmen Lucia Aparecida Zanatta. Iniciou sua vida pública em 1996 como vice-prefeito do município de Charqueada, onde cumpriu seu primeiro mandato. Ainda em Charqueada, foi eleito prefeito por duas gestões consecutivas, de 2000 a 2008. Em São Pedro foi eleito prefeito em 2012 e reeleito em 2016, com mais de 70% dos votos.

Hélio Zanatta recebeu o Título de Cidadão São-pedrense das mãos dos ex-vereadores Henrique Jesus Ramos da Silva e José Mário de Barros, autores do projeto de lei que concedeu a honraria. Em seu discurso de agradecimento, Hélio Zanatta agradeceu aos autores da homenagem, bem como as legislaturas passada e atual. Também reforçou a importância da parceria entre Executivo e Legislativo, em prol do desenvolvimento do município.

 

 


Cadastre-se e receba notícias em seu email