Notícias

Câmara aprova PL que cria Mês de Conscientização da Doença de Parkinson

Projeto de lei estabelece que o mês de abril será destinado ao tema


A Câmara Municipal de São Pedro (CMSP) aprovou por unanimidade em 1ª votação o Projeto de Lei nº 50/2020, que institui o Mês de Conscientização da Doença de Parkinson. O texto é de autoria do vereador Robinho Pedrosa e foi votado na segunda-feira (3), na 11ª Sessão Ordinária do ano.
 
De acordo com o PL, fica estabelecido o mês de abril como o período dedicado à divulgação de informações e promoção do bem-estar e qualidade de vida das pessoas portadoras da Doença de Parkinson, conhecida pelo símbolo “Tulipa Vermelha”. O texto vai passar por nova votação antes de ser encaminhado para sanção do Poder Executivo.
 
A lei, conforme o artigo 2º, tem o objetivo de inserir a temática na comunidade, despertar profissionais das mais diversas áreas que podem contribuir no assunto, provocar reflexões na população acerca da necessidade de evitar práticas discriminatórias, bem como incentivar a participação de familiares dos portadores na definição de ações e serviços de saúde.
 
A legislação quer também fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico para o tratamento da doença e suas consequências, promover a ampla divulgação dos sintomas a fim de levar conhecimento sobre a importância do diagnóstico precoce e formas de tratamento que visem minimizar os efeitos. Leia o texto na íntegra.
 
“Dá-se a importância de aprovação deste projeto de lei, pois assim teremos a oportunidade de atuarmos em benefício daqueles que sofrem de Parkinson, cobrando direitos, estabelecendo diálogo para formular políticas públicas junto ao poder público local e conscientizar a sociedade civil”, acrescentou o parlamentar na justificativa. 


Publicado em: 06 de agosto de 2020

Publicado por: Caio Fulgêncio - Comunicação CMSP

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

A Câmara Municipal de São Pedro (CMSP) realizou na noite da segunda-feira (14) a 14ª Sessão Ordinária de 2020 com a presença de todos os parlamentares. Na ocasião foram votados cinco projetos de le...

Leia Mais

Nesta segunda-feira (14), a Câmara Municipal de São Pedro (CMSP) realiza a 14ª Sessão Ordinária de 2020. Confira abaixo a lista de matérias que devem ser apresentadas e votadas:   LEITURA DE MATÉ...

Leia Mais

Em cumprimento ao artigo 9º §4º da Lei de Responsabilidade Fiscal, a Câmara Municipal de São Pedro comunica aos Senhores Vereadores, em especial os integrantes da Comissão de Finanças e Orçamento,...

Leia Mais

A Câmara Municipal de São Pedro (CMSP) realizou na noite da segunda-feira (31) a 13ª Sessão Ordinária de 2020 com a presença de todos os parlamentares. Na ocasião foram votados cinco projetos de le...

Leia Mais

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.