Notícias

Câmara Municipal de São Pedro completa 137 anos

Poder Legislativo fez aniversário nessa terça-feira (11)


O Poder Legislativo são-pedrense está em festa pelo aniversário de 137 anos. Em 11 de fevereiro de 1883, a Primeira Câmara de São Pedro tomava posse, marcando também a emancipação política e administrativa do município paulista.
 
A cerimônia de posse dos primeiros vereadores ocorreu na Casa Paroquial com a presença do dr. Manoel de Moraes Barros, presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, e de outros parlamentares. 
 
Coronel Veríssimo Antônio de Silva Prado foi o primeiro presidente da Casa de Leis de São Pedro. Os oito vereadores são-pedrenses da 1ª Câmara tiveram mandato até o ano de 1892. 
 
O formato do Poder Legislativo mudou a partir de 1948, período pós-guerra e do Estado Novo, tendo a primeira legislatura até 1951. Leia mais sobre a história no site da CMSP.
 
 O atual presidente, dr. Cássio Capellari, que integra a 17ª Legislatura, ressalta que a instalação da Câmara representou um momento de extrema importância para a cidade e, por isso, foi comemorada com festa. Desde então, o parlamento se dedica incansavelmente para tornar São Pedro uma referência.
 
“Passamos por grandes momentos, como a conquista do título de Estância, na década de 70, o auge do Bordado nos anos 80 e hoje vemos São Pedro como referência no Turismo Regional e nos destacamos pela excelente gestão. A Câmara participou de todos estes momentos e temos muito orgulho da cidade que ajudamos a construir”, acrescentou. 
 
Atualmente, a Câmara Municipal de São Pedro funciona na Rua Nicolau Mauro, 1011, Centro. As novas instalações foram inauguradas em meados de 2018, com uma melhor estrutura para o trabalho parlamentar e atendimento à população.


Publicado em: 12 de fevereiro de 2020

Publicado por: Caio Fulgêncio - Comunicação CMSP

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

O Projeto de Decreto Legislativo nº 09/2020, que concede Título de Cidadão São-Pedrense a Lauro Bontorin Leite, foi aprovado por unanimidade na segunda-feira (3), durante a 11ª Sessão Ordinária do...

Leia Mais

A Câmara Municipal de São Pedro (CMSP) aprovou por unanimidade em 1ª votação o Projeto de Lei nº 50/2020, que institui o Mês de Conscientização da Doença de Parkinson. O texto é de autoria do verea...

Leia Mais

A Câmara Municipal de São Pedro (CMSP) aprovou por unanimidade em 1ª votação os projetos de lei nº 48/2020 e 49/2020, que modificam os nomes de duas ruas do bairro Santana. Os textos são de autoria...

Leia Mais

O Projeto de Lei nº 57/2020, que reconhece a prática de atividade física como essencial em tempos de crises ocasionadas por moléstias contagiosas ou catástrofes naturais, foi aprovado na noite da s...

Leia Mais

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.