Notícias

Câmara Municipal participa do Festival do Jaracatiá na Emeb “Iracy Bertochi”


Na terça-feira (19), a Emeb “Iracy Bertochi” localizada no alto da serra realizou a 9ª edição do Festival do Jaracatiá, com diversos pratos produzidos pelos seus alunos.

 

Os vereadores Dr. Cassio Capellari (DEM), Robinho Pedrosa (PSL), Adilson de Jesus (PROS) e Dú Sorocaba (PSB) marcaram presença nesse evento e puderam experimentar e conhecer um pouco mais sobre o Jaracatiá.

 

No menu, barquinhas de jaracatiá, churros recheados com doce de jaracatiá, beijinho recheado com jaracatiá, geladinho de jaracatiá, chico balanceado de jaracatiá e o bolo de pote de jaracatiá.

 

A diretora da unidade, Rosemar Lopes Ribeiro, explicou que o principal objetivo é mostrar que o jaracatiá pode ser fonte de renda.

 

Vale lembrar a Câmara Municipal aprovou a lei que tornou o Jaracatiá Patrimônio Cultural do Município de São Pedro. O autor da lei foi o atual presidente Dr. Cássio Capellari (DEM), “Como patrimônio cultural, o jaracatiá vai ficar ainda mais conhecido e o trabalho desenvolvido nesta escola é muito importante”, disse Cássio.

 

CURIOSIDADES - Nativa do Brasil e rica em ferro, a fruta jaracatiá é muito usada contra a anemia. Além de levar cerca de oito anos para dar frutos, pesquisadores garantem que a árvore – que pode alcançar até 20 metros de altura -, só floresce em terras muito férteis, como no caso da Serra do Itaqueri. Segundo a história do município, no início do século passado, com a imigração italiana para o plantio e colheita do café, o jaracatiá começou a ser usada no preparo de doce; tradição mantida até hoje. A fruta normalmente amadurece no mês de fevereiro, quando é comemorado o aniversário de São Pedro.


Outras Notícias

Fique por dentro

A Câmara Municipal de São Pedro (CMSP) aprovou por unanimidade a Moção de Aplausos e Congratulações nº 08/2020 que homenageia a Polícia Militar do Estado de São Paulo. O texto é de autoria do verea...

Leia Mais

A Câmara Municipal de São Pedro (CMSP) aprovou por unanimidade o Requerimento n° 05/2020, que pede que o Poder Executivo estude a possibilidade de divulgar os casos de Covid-19 por bairros. O docum...

Leia Mais

A 6ª Sessão Ordinária de 2020 da Câmara Municipal de São Pedro (CMSP) ocorreu na noite da segunda-feira (26) presidida pelo vereador Dr. Cássio H. Capellari e com a presença dos demais parlamentare...

Leia Mais

A Câmara Municipal de São Pedro (CMSP) promoveu, na tarde da terça-feira (26), a audiência pública em que o Poder Executivo demonstrou o cumprimento das metas fiscais referente ao 1º quadrimestre d...

Leia Mais

Libras
Acessibilidade com Libras

VLibras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de São Pedro pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.

Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.