.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
DÚ SOROCABA PROPÕE CAMPANHA PERMANENTE SOBRE OS MALES CAUSADOS PELO NARGUILÉ
Preocupado com a saúde e o bem estar dos munícipes o vereador Du Sorocaba (PSB) apresentou durante a última sessão o Projeto de Lei nº 082/13 – Fica instituído na Cidade de São Pedro a campanha permanente de orientação sobre os males causados pela prática de fumar através do Narguilé, e dá outras providências.
Segundo o parlamentar, o projeto justifica-se tomando como parâmetro uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre tabagismo ao qual apontou em 2008 que, cerca de 300 mil pessoas usavam o Narguilé no país, sendo que deste total, 40% tinham entre 15 e 24 anos de idade.
Através destes dados estatísticos, a intenção é prevenir, orientar e chamar a atenção das pessoas para um problema de saúde pública, que vem crescendo a cada ano em nossa cidade.
Estudos recentes apontam que os males causados ao organismo humano pelo uso do Narguilé, estão afetando cada vez mais a população, principalmente os mais jovens que se reúnem para utilizar de forma coletiva, o que pode aumentar substancialmente a dependência química absorvida pelo organismo.
Um dos fatores que serviu para popularizar o Narguilé no Brasil é a crença de que esse tipo de fumo não faz mal a saúde. Porém, estudos recentes publicados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) desmistificaram tal crença e apontaram que uma hora de uso do produto equivale a tragar o equivalente a fumaça de 100 cigarros comuns.
Por desconhecimento dos usuários, a presença da água faz com que aspirem ainda mais a fumaça, dando a impressão de que o organismo fica mais tolerante, sem sentir tanto incomodo, afirma Henrique Meirelles, pesquisador do Inca.
No Brasil, pelo desconhecimento dos efeitos que ele possa causar, o Narguilé tornou-se um modismo entre os jovens. Constata-se que pessoas de todas as idades contribuíram do ano de 2000 em diante, com o aumento no consumo de fumar Narguilé, tornando a sua utilização casual e rotineira.
O vereador ainda apresentou outras proposituras, entre as quais; Indicação nº 0211/13 – Indico a possibilidade de que seja implantado redutor de velocidade tipo lombadas na Alameda das Primaveras, no Bairro Botânico, Indicação nº 0212/13 – Indico ao Chefe do Poder Executivo, a viabilidade da instalação de aparelhos de ginástica na sede da SACAA, no Bairro Alpes das Águas, Indicação nº 0213/13 - Indico ao Chefe do Poder Executivo, a viabilidade da instalação de aparelhos de ginástica no Bairro Theodoro de Souza Barros, Indicação nº 0214/13 – Indico ao Chefe do Executivo para que seja notificado o responsável pela propriedade de minas e energia na entrada do Município para que seja cortado o mato do interior da propriedade, Indicação nº 0215/13 – Indico ao Chefe do Executivo para que seja colocada sinalização placa "pare", bem como marco no solo no cruzamento da Rua Antonio Teixeira de Barros e Horácio Ramos no Bairro São Benedito, Requerimento nº 079/13 - Indica ao Poder Executivo que seja tomado providências à respeito de uma árvore localizada na calçada da Rua Duque de Caxias, em frente ao nº 12 no Bairro Jardim Holiday nesta cidade, que oferece risco a população que por ali transita, conforme fotos anexas e Moção nº 014/13 – Manifesta Apoio as Propostas do Consórcio PCJ e Comitês PCJ quanto a Garantia do Balanço Hídrico nas Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí nas Discussões da Renovação da Outorga do Sistema Cantareira.
.
.
.
.