.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
CAMPANHA PARA DOAÇÃO DE SANGUE EM SÃO PEDRO
Acontece no próximo sábado, dia 1º de novembro, nova Campanha para Doação de Sangue em São Pedro. A coleta será realizada das 8h às 12h, na Umis (Unidade Mista Integrada de Saúde), localizada na rua Odila Vaio, 648, bairro Recanto das Águas.
Na quarta campanha realizada pela Secretaria de Saúde este ano em São Pedro, a expectativa é atender 120 pessoas. Para fazer novas doações, é necessário que os homens aguardem um período de 60 dias e as mulheres, 90 dias.
Todo sangue coletado é encaminhado para o Hemonúcleo de Piracicaba, que atende o município quando há pacientes que precisam de transfusão. Os responsáveis pela ação pedem colaboração de todos que puderem doar.
Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 60 anos, não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos antes da doação. Em caso de dúvidas sobre os alimentos que podem ou não ser consumidos, o doador pode se alimentar na própria Umis, que vai servir alimentos adequados para os que pretendem participar da campanha. Também é preciso pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado e ter repousado ao menos seis horas na noite anterior, além de apresentar documento original com foto. Quem pretende doar não deve ingerir bebida alcoólica no dia anterior e é preciso evitar fumar pelo menos duas horas antes da doação.
Não pode fazer doação de sangue quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, portadores de doenças crônicas (como diabéticos em tratamento, problemas cardíacos graves, epilepsia), pessoas que estão expostas às doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, hepatite, sífilis e doença de Chagas, usuários de drogas, aqueles que tiveram relacionamento sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses e quem realizou exames endoscópicos nos últimos seis meses.
Todo material utilizado na coleta do sangue é descartável, garantindo a segurança do doador. A quantidade de sangue retirada em cada doação está em torno de 450 ml (cerca de 10% do volume sanguíneo total de um adulto) e é recuperada rapidamente.
Doar sangue não altera a pressão arterial, não engrossa nem modifica o sangue.O doador não tem nenhuma obrigação de doar sangue novamente. Só faz isso se quiser, com intervalo de 60 dias para os homens e de 90 dias para as mulheres.
O sangue doado é fracionado em componentes. Cada hemocomponente será utilizado para transfusão mediante solicitação e prescrição médica, de acordo com a indicação clínica do paciente.
Após a coleta, é recomendado ao doador ingerir bastante líquido, não tomar bebida alcoólica ou realizar exercícios físicos no dia da doação, não fazer força com o braço que foi puncionado e não fumar por, mínimo, duas horas.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3481-1162 ou 3483-3241, na Vigilância Epidemiológica.
.
.
.
.