.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de atendimento ao público: 8h às 12h e das 13 às 17h - Segunda à Sexta-feira

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Obras - Sexta-feira, 22 de Maio de 2015

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

DU SOROCABA COBRA AGILIDADE À DIREÇÃO REGIONAL DE SAÚDE DE PIRACICABA NO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER

DU SOROCABA COBRA AGILIDADE À DIREÇÃO REGIONAL DE SAÚDE DE PIRACICABA NO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER


DU SOROCABA COBRA AGILIDADE À DIREÇÃO REGIONAL DE SAÚDE DE PIRACICABA NO DIAGNÓSTICO DE CÂNCER


Recentemente o vereador Du Sorocaba (PSB) foi procurado por diversos munícipes com diagnóstico de câncer, relatando que os exames não estavam sendo realizados pelos hospitais credenciados, entre eles, o Hospital dos Fornecedores de Cana e a Santa Casa de Piracicaba, sob a alegação de que esses exames seriam de competência do Município de São Pedro e não da Regional de Piracicaba.

Em seguida o parlamentar procurou a Secretaria de Saúde de São Pedro, Sra. Miriam de Souza Silva que informou a existência de vários pedidos de exames encaminhados pela Secretaria e que, realmente não haviam sido realizados pelos hospitais competentes ou até mesmo pelos prestadores de serviço.

Ocorre que, conforme a Portaria do Ministério da Saúde, nº 140 de 27 de fevereiro de 2014, e nos termos dos artigos 13º e 15º, disciplinam como unidades habilitadas para atendimento em câncer tanto o Hospital dos Fornecedores de Cana, quanto a Santa Casa de Piracicaba.

Todo atendimento na área da saúde que depende do Hospital dos Fornecedores de Cana e da Santa Casa de Piracicaba em nossa cidade dependem do CROSS – Central de Regulação de serviços e ofertas de Saúde de Piracicaba, o CROSS é um sistema voltado para a regulação do acesso na área hospitalar e ambulatorial, contribuindo para a integralidade da assistência, propiciando o ajuste da oferta assistencial disponível às necessidades imediatas do cidadão. O órgão que regula e fiscaliza este sistema é o SAC – Serviço de avaliação e controle de Piracicaba, ao qual tem a função de verificar se as unidades hospitalares credenciadas estão atendendo de forma adequada o número de procedimentos clínicos e hospitalares firmados com o SUS – Sistema Único de Saúde do Governo.

Quando um hospital ou uma unidade de saúde gera uma solicitação de internação Hospitalar, é originada a AIH – Autorização de Internação Hospitalar ao qual tem como objetivo pré-validar os dados de internação nesses Hospitais credenciados. Todos esses registros e documentos fazem parte de um banco de dados interligado entre as redes hospitalares.

Por essa razão, o vereador procurou a Direção da DRS-X de Piracicaba (Diretoria Regional de Saúde) para maiores esclarecimentos e protocolou um Ofício questionando sobre os exames oncológicos à pacientes do município de São Pedro. Em resposta através de Ofício Nº 043/2015 a Diretora Técnica de Saúde I da Regional DRS- X de Piracicaba Sra. Regiane Portes Mendes e a Sra. Benedita Maria de Castro responderam que conforme o Ofício SEMS 629/2015 encaminhado pelo gestor da Saúde de Piracicaba Dr. Pedro Antonio de Mello, ao qual informa que os dois serviços citados, tanto Hospital dos Fornecedores de Cana, bem como, Santa Casa de Piracicaba, estão atendendo normalmente a demanda dos citados exames oncológicos e orientou a Secretaria de Saúde do município de São Pedro que encaminhe novamente os exames não atendidos conforme o fluxo costumeiro, para serem agendados e realizados por quem é de competência.

 “São constantes os questionamentos que chegam até o Legislativo, relacionados à demora em conseguir vaga para internação, bem como no agendamento de exames e cirurgias. Sabemos que é dever da Central de Regulação de Vagas de Piracicaba (CROSS) resolver esses problemas. Eles têm que fiscalizar e cobrar, é necessário que essa cobrança seja transformada em agilidade, principalmente nos momentos em que o paciente mais necessita dos exames, na fase inicial. É o resultado do exame que vai diagnosticar se precisa ou não de cirurgia, o que não vem ocorrendo atualmente pelos Hospitais credenciados. Esperamos que seja cumprido na prática o que nos foi dito através desses Ofícios, conforme declaração da Direção da Regional X de Piracicaba”, explicou Du Sorocaba.


46 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Câmara Municipal de São Pedro - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.