.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de atendimento ao público: 8h às 12h e das 13 às 17h - Segunda à Sexta-feira

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Administração - Sexta-feira, 11 de Setembro de 2015

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SP RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO SÃO PEDRENSE

PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SP RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO SÃO PEDRENSE



Em cerimônia realizada no Fórum de São Pedro, nesta sexta-feira 11, durante a inauguração da 2ª Vara da Comarca, foi realizada a entrega do Título de Cidadão São Pedrense ao Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Dr. José Renato Nalini de autoria do Presidente da Câmara Alex Siloto (PDT).

"Sabemos das dificuldades que o Poder Jurídico do nosso município vem enfrentando há anos para conseguir a 2ª Vara. Hoje começa um novo capítulo no Poder Judiciário de nossa cidade após mais de 15 anos de luta; essa conquista só foi possível graças ao empenho do Dr. Nalini, que não mediu esforços no sentido de viabilizar a sua implantação. A honraria do Título de Cidadão São Pedrense só vem a coroar e reconhecer o admirável profissional e ser humano que o Dr. Nalini é de fato", disse Alex Siloto.

"Agradeço em nome do Tribunal de Justiça de São Paulo e da Promotoria Pública este Título de Cidadão São Pedrense, ao qual muito me honra em receber. São Pedro é uma terra de esplendorosa beleza. Ao Dr. Alex Siloto, Presidente da Câmara e a todos os vereadores, deixo aqui registrado o meu profundo e sincero agradecimento, por me acolherem de forma única e singular", disse o Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Dr. José Renato Nalini.

Dr. Nalini, enalteceu o trabalho que a Juíza Dra. Letícia de Assis Bruning vem desenvolvendo e desejou boas vindas ao Juiz da Segunda Vara Dr. Rodrigo Pinati da Silva.  Para finalizar, o Presidente do Tribunal de Justiça enfatizou a importância da implantação de novas tecnologias no sistema judiciário, inclusive, anunciou que a partir de 2016 praticamente todos os serviços serão informatizados, os processos de modernização e inclusão digital no Judiciário trarão inúmeros benefícios a todos que dependem do sistema. Como forma de agradecimento o Presidente do Tribunal finalizou a solenidade recitando o Hino de São Pedro.

 

Biografia:

José Renato Nalini nasceu em Jundiaí/SP, em 24 de Dezembro de 1945, formou-se Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, em 1971. Em 1991 fez Mestrado em Direito Constitucional pela USP e, em 2000 se tornou Doutor em Direito Constitucional pela USP.

Ingressou no Ministério Público Paulista em 1973 e, mediante novo concurso, ingressou na Magistratura do Estado de São Paulo em 1976. Exerceu as atribuições de Promotor de Justiça em Votuporanga, Itu, São Paulo, Ubatuba e judicou em Barretos, Monte Azul Paulista, Itu, Jundiaí e São Paulo.

Iniciou-se na docência em 1969, no Instituto de Educação Experimental Jundiaí e lecionou na PUC-CAMPINAS, Faculdade de Educação Física de Jundiaí, Faculdade de Engenharia de Barretos, Faculdade de Direito da Associação Padre Anchieta de Ensino, Faculdade de Direito da USP, São Judas, UNIP, FAAP e UNINOVE, onde hoje ainda atua na área da Pós-Graduação em sentido estrito.

Foi Vice-Presidente e Presidente do extinto Tribunal de Alçada Criminal de São Paulo e Corregedor Geral da Justiça do Estado em 2012/2013, atualmente é o Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo - Biênio 2014/2015.

José Renato Nalini escreveu mais de duas dezenas de livros, com foco na Ética, Filosofia e Formação de Magistrados. O livro Ética Geral e Profissional está na 11ª edição. Além disso, produz artigos que figuram em obras coletivas e revistas especializadas, jornais e demais publicações. Integra Bancas de Mestrado e Doutorado, orienta pós-graduandos e profere palestras e conferências em inúmeros espaços.

Eleito imortal da Academia Paulista de Letras em 2003, foi Presidente em dois mandatos e também integra inúmeras outras Academias, assim como Conselhos Consultivos de órgãos como a SOS - Mata Atlântica e o Conselho Editorial da Revista da USP.

Fez parte do Instituto de Estudos Avançados da USP, como representante da sociedade civil, reconduzido pela Reitoria para mais um mandato. Foi Diretor Adjunto da Escola Nacional da Magistratura, na gestão do Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira e atuou como Membro da Comissão instituída pelo Ministro da Justiça para auxiliar a elaboração do Projeto da Reforma do Judiciário, junto à Secretaria específica. Para a implementação das Escolas de Magistratura no Brasil, em companhia de outros magistrados, visitou estabelecimentos congêneres em todo o mundo, na Europa, América Latina, Estados Unidos e Japão.

Atualmente participa do Conselho da Fundação INNOVARE, que premia e reconhece boas práticas no sentido da otimização da prestação jurisdicional.

José Roberto Nalini é um homem de ação polivalente no âmbito jurídico, merece todo o reconhecimento desta Casa, não apenas por sua brilhante atuação como magistrado, mas também pela enorme contribuição deixada a nosso país, instruindo e compartilhando o seu conhecimento as futuras gerações. E, inclusive, ter sido o grande responsável pela criação da segunda vara da OAB em São Pedro, sempre apoiando as necessidades do nosso município, por essa razão, entre tantas, como forma de reconhecimento e gratidão, se faz presente este Título de Cidadão São-Pedrense ao Sr. José Roberto Nalini.


28 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Câmara Municipal de São Pedro - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.