.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
SEMANA NACIONAL ANTIDROGAS: DU SOROCABA MINISTRA PALESTRA JUNTO AO CRAS
Aconteceu nessa quinta-feira, no espaço da Terceira Idade uma palestra antidroga realizada pelo vereador Du Sorocaba (PSB) para mães e usuários do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do São Dimas, através do Fundo Social de Solidariedade do município, em comemoração a Semana Nacional Antidrogas.
Durante a palestra o parlamentar defensor da causa há anos, reforçou a importância da prevenção e explicou sobre cada tipo de droga existente no Brasil, classificações e diferenças entre elas.
As drogas psicotrópicas agem no sistema nervoso central, produzindo alterações de comportamento, humor e cognição. De acordo com o vereador, a ação destas no organismo do indivíduo, é classificada em três grandes grupos: estimulantes, depressoras e perturbadoras.
Drogas estimulantes são compostas por substâncias que aumentam a atividade cerebral, uma vez que imitam ou cooperam com os neurotransmissores estimulantes do organismo do indivíduo, como a epinefrina e dopamina. Assim, dão sensação de alerta, disposição e resistência, mas que, ao fim de seus efeitos, conferem cansaço, indisposição e depressão, devido à sobrecarga que o organismo se expôs. Exemplos: nicotina, cafeína, anfetamina, cocaína, crack e merla.
Drogas depressoras apresentam uma diminuição das atividades cerebrais do usuário, deixando-o mais devagar, desligado e alheio; menos sensível aos estímulos externos. Exemplos: álcool, inalantes/solventes, soníferos, ansiolíticos, antidepressivos e morfina.
Drogas perturbadoras são aquelas cujos efeitos são relativos à distorção das atividades cerebrais, podendo causar perturbações quanto ao espaço e tempo; distorções nos cinco sentidos e até mesmo alucinações. Grande parte destas substâncias é proveniente de plantas, cujos efeitos foram descobertos por culturas primitivas, associando as experiências vivenciadas a um contato com o divino. Exemplos: maconha, haxixe, ecstasy, cogumelo, LSD e medicamentos anticolinérgicos.
Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: curiosidade, influência de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias não tomaria), dificuldade em enfrentar e/ou aguentar situações difíceis, hábito, dependência (comum), rituais, busca por sensações de prazer, tornar-se calmo, servir de estimulantes, facilidades de acesso e obtenção e etc.
No entanto, as pesquisas apontam que uma vez consumido a grande maioria da população entra num circulo vicioso de uso contínuo dessas drogas, começando de forma lenta e logo em seguida transformando-se em vício cotidiano, rápido e diário. Por essa razão é de extrema importância a prevenção como forma de evitar que novos jovens tenham acesso a esse circulo vicioso.
Du Sorocaba ainda alertou para a crescente preocupação com a propagação do Ecstasy líquido, vem crescendo o número de casos registrados em delegacias de todo o Brasil de pessoas que foram estupradas ou roubadas em baladas, após ter ingerido bebida alcóolica contendo Ecstasy líquido sem que elas tivessem conhecimento do ocorrido. Portanto, prevenir e estar atento a tudo que se consome é a única solução para evitar maiores problemas no futuro.
O parlamentar falou ainda sobre o Disque Denúncia através do telefone 181 e a importância da comunidade no auxílio a segurança pública, denunciando ações de crimes que acontecem nas ruas e bairros de nossa cidade.
.
.
.
.