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PROMOTOR DIZ QUE CONGONHAS NÃO DEVE FUNCIONAR "DE MANEIRA ALGUMA" COM CHUVA
O promotor de Justiça do estado de São Paulo Mário Luiz Sarrubbo, que acompanha as investigações sobre o acidente do avião da TAM em Congonhas (SP), no dia 17 de julho, disse que o aeroporto de Congonhas "não deveria funcionar de maneira alguma com chuva". A declaração foi feita em audiência pública na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo, na terça-feira (28), da qual também participou o delegado da Polícia Civil de São Paulo Antônio Carlos Menezes Barbosa, responsável pelo inquérito policial que investiga o acidente que matou 199 pessoas. O promotor afirmou ainda que já ouviu 25 pilotos e quase todos disseram que a pista do aeroporto de Congonhas ficou ainda mais escorregadia depois da reforma realizada neste ano. Dois pilotos contaram a Sarrubbo terem tido problemas na pista molhada e relataram "que chegaram ao final da pista no momento do pouso". Sarubbo criticou o fato de a pista ter sido liberada depois de reformada, mas antes de ter sido feito o grooving (ranhuras transversais na pista que aumentam o atrito, ajudando a frear o avião). Ele disse que 11 incidentes ocorridos este ano demonstraram que "a situação de Congonhas não é de total segurança". Tanto o promotor como o delegado responsável pelo inquérito afirmaram que condições inadequadas da pista de Congonhas podem ter contribuído para o acidente. - Congonhas continua sob suspeita. Ninguém que investiga o acidente tem a convicção de que seja uma aeroporto seguro - afirmou o relator da CPI, senador Demóstenes Torres (DEM-GO). O delegado Antônio Carlos Menezes Barbosa acredita que o inquérito, que já conta com mais de três mil páginas, deverá estar concluído "em no máximo um ano". O delegado afirmou ainda que o acidente deve ter tido "uma série de causas" e não apenas uma, e que seria precipitado dizer que apenas um erro do piloto, ou um problema na pista, teria causado um acidente tão grave. O delegado também garantiu que não há nenhum indício de falha no equipamento da aeronave.
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