.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
VACINAÇÃO CONTRA PÓLIO E SARAMPO VOLTA A OCORRER NESTE SÁBADO, 18
A campanha de vacinação contra a pólio e o sarampo tem novo Dia D neste sábado, dia 18, quando a vacinação será aplicada na Umis e UBS São Dimas das 8h às 17h e nas UBSs Dorothea e Bela São Pedro das 8h às 16h. A meta é vacinar 1.559 crianças em São Pedro até o dia 31 de agosto, prazo final da campanha. Até quinta-feira, dia 16, foram aplicadas 496 doses das vacinas, o que corresponde a 31,82% da meta.
De segunda a sexta-feira, a vacinação acontece na Umis e nas unidades de saúde dos bairros São Dimas, Dorothea, Bela São Pedro e Alpes das 7h30 às 12h e das 13h às 15h.
PÚBLICO ALVO - Crianças entre 1 e 4 anos, 11 meses e 29 dias devem ser levadas aos postos de saúde para receber vacina, independente se já tomaram o imunizante ou não - com exceção para quem tomou a vacina mais recentemente, nos últimos 30 dias.
O Ministério da Saúde espera vacinar 11,2 milhões de crianças no país e a meta é chegar a pelo menos 95% delas. Entre os objetivos da campanha estão vacinar quem nunca tomou a vacina; completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas e dar uma dose de reforço para quem já se vacinou.
O principal objetivo da campanha é manter elevada cobertura vacinal contra a poliomielite nos municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite, bem como vacinar os menores de cinco anos de idade contra o sarampo e a rubéola, para manter o estado de eliminação dessas doenças no país.
A poliomielite e o sarampo são doenças de notificação compulsória e o Brasil tem compromissos internacionais para erradicar e eliminar estas doenças.
Febre, manchas vermelhas pelo corpo, tosse, coriza e conjuntivite são sintomas que aparecem entre 8 e 12 dias após a exposição de uma pessoa ao sarampo. Geralmente, o primeiro sintoma é a febre e a erupção cutânea geralmente aparece dois a três dias após a febre começar e dura cinco a seis dias.
A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra o sarampo e protege também contra a rubéola e a caxumba. O calendário estadual de vacina inclui uma dose de vacina aos 12 meses de idade e uma dose tetra viral – contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela, aos 15 meses de idade.
.
.
.
.