.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de atendimento ao público: 8h às 12h e das 13 às 17h - Segunda à Sexta-feira

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Administração - Terça-feira, 11 de Junho de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

CÂMARA SEDIA 1º ENCONTRO VIZINHANÇA SOLIDÁRIA DE SÃO PEDRO

CÂMARA SEDIA 1º ENCONTRO VIZINHANÇA SOLIDÁRIA DE SÃO PEDRO


CÂMARA SEDIA 1º ENCONTRO VIZINHANÇA SOLIDÁRIA DE SÃO PEDRO


A Câmara Municipal de São Pedro sediou, na noite da última sexta-feira (31), o 1° Encontro Vizinhança Solidária de São Pedro. O evento foi organizado pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) da cidade e pela 3ª Companhia do 10º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I).
 
Participaram do encontro o secretário de Segurança Pública do Estado, general João Camilo de Campos; o prefeito Hélio Zanatta; o comandante e subcomandante do 10º BPM/I, tenente-coronel Rodrigo Eval Arena e major Paulo Borges, respectivamente; o delegado de Polícia Civil Airton Jaguanharo Corrêa; o chefe de Instrução do Tiro de Guerra, subtenente do Exército Vagner Guilherme da Silva; o supervisor da Guarda Civil Municipal de São Pedro, Luciano Cavalcante; e o presidente do Conseg, Tiago Chiosini.
 
Além deles, também estiveram no evento a secretária de governo de Charqueada Valkíria Callovi; o secretário são-pedrense Pedro Aguiar; e os vereadores de São Pedro Du Sorocaba (PSB), Elias Candeias (PP), Robinho Pedrosa (PSL), Luiz Melado (PSDB) e ainda Albino Antunes – Índio (PPS).
 
Criado pela Polícia Militar de São Paulo, o Programa Vizinhança Solidária é um conjunto de ações que busca, por meio da prevenção primária, melhorar a segurança pública local, incentivando a vizinhança a adotar medidas capazes de prevenir delitos e colaborar com o policiamento.
 
“O programa trabalha com medidas preventivas que visam organizar as pessoas para que elas façam a segurança uma da outra, sempre posicionando a polícia em caso de anormalidade. A população é quem mais conhece o que está ocorrendo na região. São medidas que estão ao alcance de todos e que podem ajudar a fazer a cidade mais segura”, explicou o comandante do 10º BPM/I, o tenente-coronel Rodrigo Eval Arena.
 
Segundo o capitão Ricardo Bessa, que apresentou uma palestra no encontro, o Programa Vizinhança Solidária existe na cidade desde 2017 e vem surtindo bons resultados na redução das ocorrências policiais. Entre São Pedro e Águas de São Pedro, o trabalho envolve mais de 600 pessoas.
 
“Eu costumo dizer que melhor do que alguns policiais fazendo a fiscalização é ter mais de 600 cidadãos de bem nos ajudando. Desde que iniciamos o programa, temos obtido resultados positivos. Então, é sinal de que o programa dá certo, junto com outras ações que nós desenvolvemos”, falou o capitão.
 
Dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) apontam que os casos de furto tiveram uma redução de 19% em São Pedro, saindo de 456 registros em 2017 para 368 em 2018. O número de roubos também teve uma queda de 19,5%, caindo de 87 para 70 nos dois anos. Já a diminuição dos casos de furto e roubo de veículos foi ainda mais expressiva, chegando a 45%, passando de 55 para 30.
 
O secretário estadual de Segurança, general João Camilo de Campos, ressaltou a importância do Programa Vizinhança Solidária, uma das ferramentas estratégicas adotadas em São Paulo, contando com a participação da comunidade.
 
 “A segurança pública nasce onde as pessoas moram. Quando há uma integração das comunidades com o setor público, tudo tende a resolver. Existem quatro ferramentas que contribuem barbaramente: a Guarda Civil Metropolitana, os Conselhos Comunitários de Segurança, o Gabinete de Gestão Integrada e a Vizinhança Solidária, quando as pessoas se unem. A segurança é um dever do Estado e a Constituição Federal diz que ela é responsabilidade de todos”, acrescentou o general.
 
Conseg
O Conseg é um grupo de pessoas do mesmo município que se reúne para discutir, analisar e planejar soluções para os problemas comunitários de segurança. Além disso, o conselho também desenvolve campanhas educativas e busca estreitar laços de cooperação entre as lideranças locais.
 
Durante o encontro, o presidente do Conseg São Pedro, Thiago Chiosini, apresentou a nova diretoria e falou sobre a iniciativa do Programa Vizinhança Solidária. “É um programa da PM e o Conseg abraçou a causa, porque mexe com a Segurança Pública. Está funcionando muito bem na cidade”, disse.
 
Homens do Tiro de Guerra 02-091 da cidade deram apoio na segurança do evento. O subtenente do Exército Vagner Guilherme da Silva disse que é muito importante envolver os atiradores nos eventos para que conheçam ainda mais o município onde moram. O grupo possui 50 atiradores.
 
“O Tiro de Guerra forma o atirador como reservista de segunda categoria. O reservista precisa conhecer a sua comunidade, se integrar e saber quais os procedimentos de segurança que ele pode ajudar a criar para melhorar ainda mais a segurança”, falou. 


32 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Câmara Municipal de São Pedro - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.