.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de atendimento ao público: 8h às 12h e das 13 às 17h - Segunda à Sexta-feira

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Administração - Terça-feira, 29 de Outubro de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

PALESTRA DISCUTE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AUTISMO EM SÃO PEDRO

PALESTRA DISCUTE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AUTISMO EM SÃO PEDRO


PALESTRA DISCUTE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AUTISMO EM SÃO PEDRO


A palestra “Conscientização sobre o Autismo” reuniu, na tarde do sábado (19), no plenário da Câmara Municipal de São Pedro (CMSP), mães e pessoas interessadas em conhecer mais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento teve como objetivo promover a troca de informações atualizadas, além de tirar dúvidas sobre o tema.
 
A palestra foi ministrada por um grupo multidisciplinar formado pela educadora especial e mãe de autista Thais Lopes, pela terapeuta educacional Ana Cristina de Motta e pelo psicólogo Rafael Magalhães. A iniciativa também arrecadou vários alimentos não perecíveis, que serão doados para a APAE do município são-pedrense.
 
Para a terapeuta ocupacional Ana Cristina de Motta, promover a discussão é de extrema importância, uma vez que existe a necessidade de explorar mais o assunto. Ela ressalta que há uma crescente na proporção de casos do espectro, que atualmente está em 1 autista a cada 40 crianças.
 
“As pessoas ficam muito assustadas porque ainda não conhecem. É uma patologia que realmente exige cuidados, dedicação, mas é como outra. Existem casos mais severos, em que a autonomia dos pacientes é mais difícil, mas a grande maioria deles consegue ter uma boa evolução. Então, a discussão é extremamente bem-vinda”, diz a terapeuta. 
 
O público da palestra foi composto quase que inteiramente por mulheres, uma realidade comum, conforme a Ana Cristina. “Acredito que seja uma questão cultural. A mulher acaba assumindo esses cuidados mais diretos com os filhos. Existem ótimos pais, mas a disponibilidade deles é melhor e, além disso, existe uma dificuldade maior na aceitação”, acrescentou.
 
Política de proteção
 
Na segunda-feira (14), durante a 17ª Sessão Ordinária deste ano, a Câmara aprovou em 1ª votação por unanimidade o Projeto de Lei nº 85/2019, que estabelece a Política Municipal dos Direitos da Pessoa com Transtorno Autista (TEA). O texto é de autoria do vereador Robinho Pedrosa (PSL).
 
O PL prevê a garantia da atenção integral às necessidades de saúde do autista, com foco no diagnóstico precoce, no atendimento multidisciplinar; o estímulo à inserção da pessoa com TEA no mercado de trabalho; o incentivo à formação e capacitação de professores e pais; bem como o estímulo à pesquisa científica.
 
Além disso, o projeto também cria a Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA), que deve ser emitida por intermédio do Poder Executivo, constando uma numeração, de modo a possibilitar a contagem dos portadores do TEA na cidade. 


35 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Câmara Municipal de São Pedro - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.