O Projeto de Decreto Legislativo nº 5/2021, que concede o Titulo de Cidadão São-Pedrense ao padre Marcelo Sales, foi aprovado por unanimidade em única votação na segunda-feira (21), durante a 11ª Sessão Ordinária do ano. O texto é assinado por todos os parlamentares.
O padre Marcelo Sales esteve como pároco da Paróquia São Pedro de janeiro de 2019 até junho de 2021. Além disso, ele preside a Comissão Diocesana de Arquitetura e Arte Sacra, e é vice-diretor do Curso Diocesano de Teologia, onde também leciona. Leia a propositura na íntegra.
Sales iniciou o ministério como vigário na Paróquia São José Operário, em Rio Claro, no ano 2000. Na mesma cidade, atuou como reitor do Seminário Filosófico Papa João XXIII, de 2001 a 2003, e também foi vigário na Paróquia Santa Bárbara. Mais tarde, ele trabalhou como articulador diocesano da Comissão Cultura, Educação e MCS.
De 2010 a 2018, o homenageado foi pároco da Paróquia São José, em Piracicaba, e assumiu também - a partir de 2014 - a Quase-Paróquia Santa Cruz de Anhumas, na mesma cidade, como administrador paroquial.
Padre Marcelo Sales possui mestrado em filosofia - ética e doutorado em filosofia. Em São Pedro, dentre outras coisas, trouxe para a Matriz São Pedro os centenário altares que estavam no museu, realizou o Cerco de Jericó, que atraiu centenas de fiéis nas celebrações, e promoveu as celebrações da Eucaristia às quintas-feiras, que eram finalizadas com a exposição do Santíssimo Sacramento.
“Esse grande sacerdote esteve à frente da Paróquia São Pedro por dois anos, conseguindo de forma fecunda tocar os corações da nossa população pelo seu jeito simples de evangelizar, pelo amor ao seu ministério e, principalmente, pelo seu jeito carismático de ser, podendo dizer que o seu ministério sacerdotal fortaleceu a fé do nosso povo católico”, ressaltam os parlamentares.