A Câmara Municipal de São Pedro (CMSP) entregou, na noite da segunda-feira (6), o Título de Cidadão São-pedrense ao monsenhor José Boteon. A honraria é fruto do Projeto Legislativo nº 7/2021, de autoria do vereador Du Sorocaba (PL), e foi entregue durante a 21ª Sessão Ordinária de 2021.
Nascido em 1º de agosto de 1939 em Iracemápolis (SP), Boteon é pároco emérito e vigário da Paróquia São Pedro, sendo também membro da Comissão para Padres Eméritos da diocese. Leia o texto na íntegra.
Foi ordenado sacerdote em 1966 e assumiu a Paróquia Senhor Bom Jesus, em Rio das Pedras. Em seguida, trabalhou em paróquias nas cidades de Rio Claro e Piracicaba. Já em 1987, tomou posse como pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, onde exerceu o ministério até 2006.
O religioso foi ainda vigário episcopal e coordenador da Região Pastoral Santa Bárbara, ecônomo da Diocese de Piracicaba, membro do Colégio de Consultores e articulador diocesano da Pastoral Social.
No município são-pedrense, José Boteon foi empossado pároco da Paróquia São Pedro em março de 2006 e coordenou a Pastoral São Pedro na região, além de fazer parte do Conselho Diocesano de Presbíteros e do Conselho Diocesano de Pastoral.