A Câmara Municipal de São Pedro (CMSP) parabeniza o município são-pedrense pelo aniversário de 141 anos de fundação, comemorado na terça-feira (22). São Pedro foi emancipada por meio da Lei Provincial n° 42/1881, tendo na época o café e a cana-de-açúcar como as principais riquezas.
“Nossa amada São Pedro completa 141 anos de emancipação política repleta de conquistas que só foram possíveis graças à benevolência com a qual a cidade recebe todos os que chegam e a hospitalidade do povo, que é o que o nosso município tem de melhor. Parabéns, São Pedro. Parabéns, população são-pedrense”, felicita Du Socoraba, presidente do Legislativo.
Com diversos atrativos turísticos, como parques, museu e diversas belezas naturais, São Pedro tem uma população de pouco mais de 36 mil habitantes, conforme estima o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Um dos principais símbolos da cidade é a Bandeira Municipal, idealizada pelo Dr. Lauro Ribeiro Escobar, do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito.
O escudo redondo representa uma homenagem do município aos primeiros colonizadores e descobridores; o ouro tem, na ciência dos brasões, o significado de riqueza, nobreza e glória; e os fretes constituem peças honrosas desdobradas.
A cor vermelha significa valor e a azul firmeza incorruptível. Já as chaves de ouro da tiara representam as chaves do reino dos céus, atribuídas ao santo. A coroa mural é símbolo de soberania. O ramo de café e a haste de cana-de-açúcar indicam a fertilidade do solo. A legenda “Com fé e trabalho engrandecemos a Pátria” é o lema do povo são-pedrense.