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Coordenadoria de Trânsito apresenta informações de mobilidade urbana aos vereadores
O coordenador de trânsito da Prefeitura de São Pedro, Getúlio Pedro de Macedo, apresentou aos vereadores os trabalhos que estão sendo realizados na cidade neste primeiro semestre de 2025. Ele mostrou a importância do Estudo de Impacto de Vizinhança, do Relatório de Impacto de Trânsito (RIT), além de falar sobre redutores de velocidade. “A faixa elevada favorece o pedestre, enquanto a lombada reduz a velocidade em pontos estratégicos”, explicou.
Getúlio apresentou os serviços em desenvolvimento pela Coordenadoria de Trânsito e enfatizou que a mobilidade urbana evolui através das seguintes ações:
- Estruturar medidas específicas para os polos geradores de tráfego no município, que, sem a previsão da infraestrutura necessária, irão comprometer o município no futuro;
- Cadastro e verificação das características de implantações relativas à via, das ondulações transversais (lombadas) e das travessias elevadas (faixas elevadas), verificando a necessidade e realizando melhorias para prevenir acidentes.
Segundo o coordenador, lombadas e faixas têm diversos aspectos negativos:
- Proliferação;
- Transferem o tráfego para vias vizinhas;
- Geram irritação nos motoristas;
- Aumentam a poluição sonora (brecadas e caçambadas);
- Provocam atrasos em serviços de emergência (ambulâncias);
- Podem gerar colisões traseiras;
- Causam problemas de drenagem de águas pluviais.
Ainda de acordo com Getúlio, no momento a Coordenadoria de Trânsito está elaborando o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, objetivando atender a Lei Federal n° 14.000, de 19 de maio de 2020, desde a etapa de preparação, definição de metas, realização de estudos e levantamentos, conclusão do diagnóstico e prognóstico, comunicação e participação social, até propostas, minuta de lei do Plano Municipal de Mobilidade e apresentação em audiência pública.
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