.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
ITA SUGERE CRIAÇÃO DE PROJETO VISANDO À PROTEÇÃO AMBIENTAL DOS RECURSOS HÍDRICOS
O vereador “Ita do INSS” apresentou na última sessão camarária diversas proposituras tendo em vista beneficiar a população e buscar informações junto ao Poder Executivo, entre as quais, o Projeto de Resolução nº 004/2013 - Altera dispositivos que especifica a Resolução nº 30, de 22 de dezembro de 2012 (Regimento interno da Câmara Municipal de São Pedro), Indicação nº 0117/13 – Indica ao Chefe do Poder Executivo, que estude a possibilidade de apresentar projeto de lei para criação de programa visando à proteção ambiental dos recursos hídricos do município, Indicação nº 0118/13 - Indica ao Poder Executivo Municipal que determine ao setor competente que estude a possibilidade de proibir o tráfego de veículos, aos sábados, na Rua Vasco Altafim, em frente à Feira do Produtor, Requerimento nº 050/13 - Requer a divulgação de data/hora/local das reuniões das comissões em atividade na Câmara Municipal de São Pedro, Requerimento nº 051/13 - Requer ao Poder Executivo, providências no sentido de promover a pavimentação asfáltica no inicio da Avenida Camélia Borges Narciso na entrada do Bairro Alpes das Águas, Requerimento nº 052/13 - Requer ao Chefe do Poder Executivo que faça gestões junto ao Diretor do DER, divisão de Rio Claro, para que providencie reparos urgentes no acostamento da SP 191, entrada que da acesso ao Bairro Alpes das Águas, Requerimento nº 053/13 - Requer ao Poder Executivo, informações sobre o Hospital São Lucas de São Pedro, Requerimento nº 054/13 - Requer ao Poder Executivo, informações sobre a UMIS e o Requerimento nº 055/13 - Requer informações referente a contratação/nomeação e exoneração realizadas, em 2013, na Prefeitura Municipal.
Segundo o vereador, “a educação ambiental, conscientização e a regularização da preservação dos recursos hídricos junto às comunidades são essenciais para garantir, principalmente, o abastecimento público em quantidade e qualidade suficientes aos usuários”, destacou o vereador Ita do INSS.
Exemplo inovador desta providencia foi o Município de Estrema, no Sul de Minas, onde as águas que nascem e correm pela cidade ajudam a formar um sistema que vai abastecer mais de 8 milhões de pessoas a pouco mais de 100 quilômetros dali, na Grande São Paulo. Sua boa qualidade vem sendo garantida pelo fato de parte de suas nascentes e corpos d’água estar inserida em áreas com remanescentes de mata atlântica. Mas isso é cada vez mais ameaçado por mudanças no uso e na ocupação do solo.
Nesse movimento, proprietários rurais que têm manancial em suas terras os mantêm preservados, presta de graça um enorme serviço ambiental para quem se beneficia na outra ponta da torneira. É a presença da mata que, entre outras coisas, favorece a absorção da água da chuva nos lençóis subterrâneos e impede o assoreamento dos rios. Sem ela, o gado pode pisotear a terra em torno de minas d’água, impedindo que elas voltem a se encher após um período de seca.
A lei prevê que proprietários rurais que queiram participar do projeto abram mão de ter alguma atividade agrícola nos trechos de suas terras onde haja alguma fonte hídrica para que elas possam ser preservadas ou recuperadas. Em compensação, eles recebem algum benefício da Prefeitura.
“O projeto de Extrema evidencia que é mais barato ter ações preventivas do que ter de investir em captação e tratamento da água depois. Assim, acredito que o Prefeito de São Pedro, adotando providências e desenvolvendo projetos neste sentido estará atendendo grande parte da população não só para o presente para as futuras gerações”, explicou o vereador Ita do INSS.
.
.
.
.