ITA DO INSS SUGERE A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE ATENDIMENTO SOCIAL DOMICILIAR DO IDOSO

Administração - Sexta-feira, 07 de Março de 2014


ITA DO INSS SUGERE A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE ATENDIMENTO SOCIAL DOMICILIAR DO IDOSO

Dados das últimas pesquisas mostram um crescimento significativo na expectativa de vida no Brasil. De acordo com informações do IBGE, a estimativa de vida do brasileiro ao nascer é de 68 anos para os homens e 76 para as mulheres. E a projeção é de que até o ano de 2050, esse índice aumente para 81 anos de vida em média. Em todo o país os idosos já somam um total de 14,5 milhões de pessoas, o que representa 8,6% da população brasileira.

O Programa de Atendimento Social Domiciliar do Idoso é oferecido em alguns municípios através de uma parceria entre a Secretaria da Saúde, Governo Estadual e Hospitais, equipes interdisciplinares compostas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais, são responsáveis pelo atendimento domiciliar ao paciente, treinamento do cuidador e participação efetiva da família junto ao idoso.

Tendo em vista que o Vereador em sua função fica impedido pela legislação de criar despesas ou programas no Poder Executivo e, sempre objetivando manter o diálogo entre os dois poderes. O vereador Ita do INSS apresentou a Indicação nº 027/14 - Indico ao Chefe do Executivo que estude a viabilidade de implantação do Programa de Atendimento Social Domiciliar do Idoso, cuja minuta do Projeto segue em anexo.

O objetivo do programa é evitar o deslocamento dos idosos a postos de saúde e oferecer assistência digna aos mesmos. Segundo o vereador, o projeto beneficiará idosos desamparados pela assistência médica, social e familiar, impedidos ou com restrições de se locomover.


Câmara Municipal


São Pedro