É possível notar o crescente número de pessoas com algum tipo de deficiência física inseridas na sociedade, seja trabalhando, estudando ou aproveitando momentos de lazer.
Entende-se por Acessibilidade as condições e possibilidades de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de edificações públicas, privadas e particulares, seus espaços, mobiliários e equipamentos urbanos. Proporcionando a maior independência possível e dando ao cidadão deficiente ou àqueles com dificuldade de locomoção, o direito de ir e vir a todos os lugares que necessitar, seja no trabalho, estudo ou lazer, o que ajudará e levará à reinserção na sociedade.
Pensando nisso, o vereador Elias Candeias (PSB) apresentou na última segunda-feira (17), a Indicação nº 038/14 - "Indica ao Chefe do Poder Executivo, viabilizando a execução dos serviços de levantamento técnicos e averiguações "in loco", em todos os estabelecimentos da Rede Pública e Particular de Ensino".
Segundo Elias, é necessária a garantia dos direitos e do livre acesso aos ambientes e espaços da cidade a todos, principalmente àqueles com dificuldade de locomoção, como é o caso das pessoas portadoras de necessidades especiais, motivo pelo qual se faz necessário planejar e adequar todas as edificações de uso publico e privado.
"Combater toda e qualquer forma de preconceito e discriminação é nossa obrigação como cidadão. Essa luta tem de ser diária, em casa, no meio social e no trabalho. A nossa participação é fundamental, respeitando as diferenças na construção do direito a cidadania, mas principalmente atuando, cobrando tais melhorias", explicou o vereador Elias Candeias.
Outra propositura apresentada pelo vereador foi a Indicação nº 032/14 - "Indico ao Chefe do Poder Executivo, viabilidade de implantação de redutor de velocidade (tipo lombada) na Rua Joaquim Teixeira de Toledo em frente ao nº 146, Bairro Centro".
São Pedro