GRUPO SALVE! CIA DE TEATRO RECEBE MOÇÃO DE APLAUSOS E CONGRATULAÇÕES NA CÂMARA

Administração - Quinta-feira, 24 de Abril de 2014


GRUPO SALVE! CIA DE TEATRO RECEBE MOÇÃO DE APLAUSOS E CONGRATULAÇÕES NA CÂMARA

O Grupo Salve! Cia de Teatro responsável pela encenação do Espetáculo Teatral "Invisíveis" recebeu no último dia 14, em mãos a Moção de Aplausos e Congratulações como forma de homenagem, de autoria do vereador Elias Candeias (PSB).

Na ocasião estiveram presentes atores e componentes da direção do Grupo Salve! Cia de Teatro, o vereador Elias Candeias destacou a importância em se prestigiar a arte e cultura no município, “o teatro sempre esteve presente na história da humanidade e é por meio dele que, o homem expressa sentimentos, conta histórias, encanta a todos através de seus personagens; acompanho há um bom tempo o trabalho do Grupo Salve! como sempre surpreendendo a todos com seus primorosos espetáculos, nada mais justo do que essa homenagem”, disse Elias Candeias.

O grupo, que desenvolveu diversas leituras, encontrou no texto “Se os tubarões fossem homens” de Bertolt Brecht - texto que, a grosso modo, faz uma analogia entre o ciclo predatório do oceano e a estrutura do nosso sistema político banhado na desigualdade - a partir dessa leitura fora desenvolvida diversas cenas de improvisações sobre esse sistema e foi percebido o que mais instigou foi olhar para aqueles que estão excluídos ou saem desse sistema.

Para o grupo houve então uma necessidade de além da pesquisa bibliográfica eles partiram para uma pesquisa de campo que finalizou visitando o Lar dos Moradores de rua, na casa de catadores ao redor do lixão. Fez também entrevistas com garotas de programa, travestis e moradores de rua, essas pesquisas em sua maioria foram realizadas na cidade de Piracicaba.

A Peça tem uma proposta de espaço alternativo, inicia-se com o público sendo convidado a visitar o “núcleo do problema”, ocasionando um encontro com figuras marginalizadas em seu próprio ambiente que proporciona ao público uma experiência inusitada, por que é aberto para que estas figuras demonstrem suas experiências sobre assuntos e sentimentos comuns a todas as pessoas. “A singularidade desse encontro – próximo daqueles que são marginalizados ou se excluem – nos leva a diversos olhares e quiçá a uma identificação”, segundo o diretor do espetáculo Barbosa Neto.

Após a apresentação o público é convidado para participar de uma roda de conversa com o elenco e convidados na área de educação, psicologia e social, na qual podemos compartilhar o que sentimos ao ver todas as situações encenadas, das reações que temos quando nos deparamos com essas pessoas consideradas “invisíveis”.

Além disso, outros trabalhos foram desenvolvidos pelo Diretor Barbosa Neto na cidade de São Pedro: "Gustavo Teixeira O Poeta da Solidão" em 2009 (Grupo de Teatro da cidade de São Pedro, espetáculo desenvolvido a partir das aulas de teatro no Museu Gustavo Teixeira); Espetáculo "Em Busca da Paixão" em 2011 (Grupo de Teatro da cidade de São Pedro, espetáculo desenvolvido a partir das aulas de teatro no Museu Gustavo Teixeira); Na Rota de uma Estrela, em 2010 (Grupo de Teatro da cidade de São Pedro, espetáculo desenvolvido a partir das aulas de teatro no Museu Gustavo Teixeira.); Intervenção cênica (Grupo de Teatro da cidade de São Pedro, desenvolvido a partir das aulas de teatro no Museu Gustavo Teixeira); Espetáculo "Um tal coitado" em 2012(Grupo de Teatro da cidade de São Pedro, espetáculo desenvolvido a partir das aulas de teatro no Museu Gustavo Teixeira); Espetáculo "A Paixão segundo São Pedro 2010"(Grupo de Teatro da cidade de São Pedro, espetáculo desenvolvido a partir das aulas de teatro no Museu Gustavo Teixeira); Espetáculo "Pedaços de Mim Fragmentos do Mundo 2011” (Grupo de Teatro da cidade de São Pedro, espetáculo desenvolvido a partir das aulas de teatro no Museu Gustavo Teixeira); Espetáculo "Cristo A Paixão 2009"(Grupo de Teatro da cidade de São Pedro, espetáculo desenvolvido a partir das aulas de teatro no Museu Gustavo Teixeira); Aula de teatro na cidade de São Pedro, os encontros aconteceram de 2009 a 2012, todas as segundas-feiras às 20h no Museu Gustavo Teixeira; Desde 2007 é Produtor e Curador da Mostra de Teatro “EnCena” realizada pelas cidades de São Pedro e Águas de São Pedro e patrocinado pelo PROAC do Governo Federal, Em cinco anos de mostra “EnCena” foram mais de cinquenta espetáculos envolvendo mais de 6.000 espectadores.


Câmara Municipal


São Pedro