Durante a última sessão camarária, o vereador Luiz Azzini (PPS) apresentou a Moção nº 005/14 - De Aplausos e Congratulações ao Senhor Gregório Sepúlveda, pelos seus 92 anos de vida, ao qual foi aprovada por unanimidade.
Aos 22 de fevereiro de 1922, na cidade de Dois Córregos, nascia Gregório Sepúlveda, filho de João Sepúlveda e de Izabel da Cruz, descendentes de espanhóis, caçula do total de 14 irmãos, hoje com 92 anos de idade.
Com 13 anos de idade mudou-se para Santa Maria da Serra, e passou a morar em uma fazenda localizada na Zona Rural de Santa Maria, onde foi criado e ainda criança ajudou os pais a colher arroz, feijão, milho e café, já maior de idade passou a ser o leiteiro da fazenda, considerado pelos seus patrões como uns dos melhores leiteiros, sempre trabalhou no pesado cortando cana e lenha.
Em Santa Maria da Serra encontrou o grande amor de sua vida a Sra. Tacilia Leonel Sepúlvida, com quem se casou em 11 de agosto de 1944, em agosto deste ano irão completar 70 anos de união conjugal, desta união tiveram os filhos: Maria Beatriz, Valdir, José Francisco, Aparecida Donizetti e Ademir, os quais foram todos criados com muito amor e carinho pelo casal, seus filhos lhe deram 11 netos, 10 bisnetos e tataranetos.
Em 1957, seu Gregório mudou-se para São Pedro, através de muito sacrifício e dedicação comprou uma carroça e um cavalo, passando a vender pães nas casas, em seguida começou a transportar areia, saibro e entulhos; se tornando um importante “carroceiro” numa época em que não havia disk-entulho, sempre comprometido e devido ao seu trabalho e sua presteza com a comunidade, Gregório tinha tantos clientes que não conseguia atender a todos, mas fazia questão de tratar cada morador de forma muito especial.
Em 2000 teve que fazer uma cirurgia, logo que se curou queria a todo custo pegar seu animal de estimação e sua carroça para voltar a trabalhar pelas ruas da cidade, atendendo as pessoas, principalmente as mais carentes.
Mas atendendo ao pedido dos filhos e de orientação médica, deixou esse trabalho, mas por amor não abandonou seus dois últimos animais, um burro preto forte, chamado de “carçado” e uma égua roceira que atendia pelo nome de “boneca”, quando seu Gregório chegava ao piquete e dava um comando através da voz, os animais atendiam prontamente tamanha convivência e carinho.
Como não conseguia ficar parado, passou a cuidar da sede dos Vicentinos, mantendo-a sempre limpa e nos seus 92 anos, ainda com muito amor e dedicação cuida dos materiais que são doados as pessoas mais necessitadas (cadeiras de rodas, cadeiras de banhos, roupas usadas, etc.).
“Considerando que, seu Gregório, como é conhecido entre os amigos, é exemplo de luta, trabalho, dedicação e honestidade entre os moradores da comunidade, nada mais justo do que prestar essa sincera homenagem como forma de agradecimento ao Sr. Gregório, pelo seu caráter e trabalho exemplar junto a nossa comunidade”, ressaltou o vereador Luiz Azzini.
A presente Moção será entregue na próxima sessão legislativa.
São Pedro