DU SOROCABA EXPÕE REIVINDICAÇÕES A DIRETORIA REGIONAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Saúde - Sexta-feira, 30 de Janeiro de 2015


DU SOROCABA EXPÕE REIVINDICAÇÕES A DIRETORIA REGIONAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Nessa última quinta-feira 29, o vereador Du Sorocaba (PSB) acompanhado da Secretária de Saúde Sra. Miriam de Souza Silva esteve em reunião com a Diretora Regional de Saúde, Sra. Maria Clélia Bauer da DRS-X (Diretoria Regional de Saúde) em Piracicaba, juntamente com o Presidente da Câmara de Charqueada Fernando Aparecido Barbosa (SDD),vereador Mário Firminiano (PSC), Presidente da Câmara de Santa Maria da Serra Cássio Elias Cury (PPS), vereador Gibim (PMDB) de Águas de São Pedro e os gestores de Saúde de cada Município. 

O propósito da reunião foi cobrar celeridade do Estado, com o intuito de diminuir a grande demanda que os municípios têm em realizar exames de média e alta complexidade como, por exemplo: Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada entre outros, também casos de cirurgias eletivas (pacientes que aguardam na fila de espera) nas áreas de Ortopedia, Colecistectomia (pedra na Vesícula), Otorrino e Urologia.

“Em São Pedro existe uma grande demanda na realização destes procedimentos que são de responsabilidade do Estado, somos cobrados na rua a todo o instante pela população que sofre com essa espera, contudo vejo primordial o envolvimento do vereador, agente político representante do povo em buscar respostas e agilidade na prestação de serviços públicos”, disse Du Sorocaba.

Maria Clélia nos informou que a atenção básica formada por: pré-natal, hipertensão, diabete, dengue entre outros serviços preventivos, são de responsabilidade do município, enquanto outros procedimentos como os exames e cirurgias eletivas de média e alta complexidade são de responsabilidade do Estado, foi informado também que a referência nesses serviços para as cidades de pequeno porte como São Pedro é Piracicaba e será agendada uma reunião com o Gestor Responsável, Sr Pedro de Mello com os gestores de cada município para solucionarmos toda essa demanda.

Outro assunto discutido foi o caso de municípios que obtêm recursos e não prestam serviços a outros municípios e, sugeriu-se nesse caso uma melhor articulação por parte dos gestores para que o recurso seja distribuído de acordo com as necessidades de cada cidade, com interesses em exercer os procedimentos de cirurgia e exames.

Questionada pelos vereadores sobre a Central de vagas que constantemente obriga os munícipes a aguardar a liberação por uma vaga na Santa Casa de São Pedro, a Sra. Maria Clélia informou que atualmente existe uma grande demanda, porém, com a inauguração do Hospital Regional em Piracicaba isso será minimizado.

Quanto aos pacientes de Oncologia (câncer), aconteceram alguns casos de serem encaminhados para os prestadores de serviços que são as referências na nossa região e os mesmos estavam devolvendo os pacientes para a realização dos exames na cidade de origem. Sendo que a legislação nos diz que o prestador de serviço tem a obrigação de atender toda a demanda do paciente, neste caso a Diretora Maria Clélia destacou que se algum prestador deixar de atender de forma integral, esses prestadores de serviço serão automaticamente descredenciados do programa, pois eles recebem por todos os procedimentos executados.

Importante ressaltar que São Pedro através da Secretaria de Saúde realizou um plano de trabalho para a realização de procedimentos de média complexidade na área de traumatologia/ortopedia e encaminhou para o Ministério da Saúde para que possamos receber recursos e nos tornar referência regional, de forma a amenizar o sofrimento dos pacientes que necessitam de cirurgias desta especialidade, esse projeto foi encaminhado em 2013 e aprovado, aguardando apenas a liberação do recurso, para a construção de uma rede de urgência e emergência.

“Vamos aguardar a reunião entre os gestores da região com o gestor de Piracicaba e se não tivermos uma resposta convincente, para amenizar o sofrimento da população, entraremos com uma representação na ouvidoria do SUS, bem como apresentaremos denuncias ao Ministério Publico, pois existem pessoas que há anos estão na fila aguardando um exame ou até mesmo uma cirurgia eletiva”, disse o vereador Du Sorocaba.

 

 


Câmara Municipal


São Pedro