FAMILIARES RECEBEM HOMENAGEM DO VEREADOR DU SOROCABA

Administração - Segunda-feira, 02 de Março de 2015


FAMILIARES RECEBEM HOMENAGEM DO VEREADOR DU SOROCABA

Aconteceu na noite da última segunda-feira 23, a entrega em mãos dos Projetos de Lei que denominam as academias ao ar livre dos Bairros Santa Cruz, Floresta Escura e Novo Horizonte aos familiares dos homenageados.

A solenidade contou com a presença do Prefeito Sr. Hélio Donizete Zanatta (PPS), do Coordenador de Esportes e Lazer Claudinei Arruda, do Presidente da Câmara Alex Siloto (PDT), dos vereadores Du Sorocaba (PSB), Elias Candeias (PSB), Ita do INSS (PPS), Índio (PPS), familiares e amigos.

“Sabemos do valor da perda de um ente querido, por essa razão, nada mais justo do que homenageá-los, como forma de recordação por tudo que essas pessoas sempre representaram para cada um de nós e ao município. É com muita satisfação que entrego nessa noite esses projetos em mãos”, destacou o vereador Du Sorocaba.

As academias ao ar livre ficarão denominadas de: “Rejane de Araújo Freitas Tavares” no Bairro Novo Horizonte, “Mathilde Luiz Barbosa” no Bairro Floresta Escura e “Mário Gomes de Oliveira” no Bairro Santa Cruz, todos os projetos de denominação são de autoria do vereador Du Sorocaba.

“Sentimo-nos honrados em prestar este tipo de homenagem a alguém que já não está entre nós, mas que, em vida ajudou nossa cidade a crescer. Sendo de importante relevância, certamente; ficará guardado em nossas memórias através dessas placas que passarão a denominar as academias ao ar livre”, finalizou o Prefeito Sr. Hélio Zanatta.

Conheça o histórico de vida de cada um dos homenageados:

_ Mathilde Luiz Barboza nasceu em Serra Azul, no Estado de São Paulo, no dia 05 de outubro de 1932, filha do Sr. José Berto Luiz e da Sra. Maria Quinteiro.

Casou-se no dia 29 de Janeiro de 1955 com o Sr. Mario Francisco Barboza na cidade de São Caetano do Sul.

Morou por cerca de 30 anos, no bairro Floresta Escura, vindo a se tornar mãe de Regina Aparecida Barboza, Terezinha Luiz Barboza, aos quais propiciaram seis netos e dois bisnetos.

Mathilde sempre foi uma mulher dedicada a família e a comunidade da Floresta Escura, foi a responsável pela criação da comunidade São Francisco de Assis no bairro, semanalmente eram feitas reuniões em sua casa com orações de terço e missas uma vez por mês. Atuou como catequista de turmas da 1ª Eucaristia, Batismo e Encontros com a Comunidade.

Foi a partir destes encontros na casa da Dona Mathilde que surgiu a Comunidade São Francisco de Assis, mais tarde tornando realidade a Capela graças a boa vontade, dedicação e comprometimento dela em acolher a comunidade em sua casa.

A família reside até os dias de hoje no Bairro Floresta Escura, inclusive o Sr, Mário Francisco Barboza, na Rua dos Jasmins, nº 182.

Mathilde Luiz Barboza veio a falecer em 10 de outubro de 2006.

_ Rejane de Araújo Freitas Tavares nasceu em 29 de outubro de 1968, na cidade de São Paulo, era filha de Maria Celeste Novaes de Araújo e de Otoniel de Freitas, tendo como irmã gêmea de Cristiane de Araújo Freitas Rodrigues, devido a separação dos pais as três Maria Celeste, Rejane e Cristiane se tornaram grandes amigas, uma dando suporte a outra nas dificuldades.

Em 2000 Rejane comprou um terreno no Bairro Novo Horizonte e começou a construção da sua residência, a qual adotou São Pedro como lugar ideal para criar seus filhos, com sua vinda acabou trazendo sua Mãe Maria Celeste e sua irmã Cristiane, que acabaram comprando terreno no mesmo bairro para que ficassem juntas, por serem tão unidas.

Casou-se com o Policial Militar Rodoviário Mauro César Tavares em 16 de dezembro de 1989, através da união tiveram dois filhos Bruno de Araújo Tavares (18 anos) e Gustavo de Araújo Tavares (11 anos), aos quais ainda residem em São Pedro, na Avenida Pousada das Garças, nº 207, no bairro Novo Horizonte.

Rejane foi professora, lecionando no período de 2006 a 2008, na Escola Gustavo Teixeira, e também lecionava no município de Piracicaba, na Escola Professora Heloisa Helena Azanha Nalme (educação infantil).

Rejane sempre foi uma pessoa dinâmica, guerreira, uma mãe carinhosa, gostava de fazer amizades, pessoa extrovertida, sempre de bem com a vida.

Lamentavelmente a professora Rejane veio a falecer por AVC na cidade de São Pedro em 24 de março de 2014.

_ Mario Gomes de Oliveira nasceu em São Pedro em 02 de maio de 1929, filho de Nicolau Gomes de Oliveira e Etelvina Gomes de Oliveira, casado com Thereza Sgorlon de Oliveira, onde desta união tiveram quatro filhos: Humberto Luís Gomes de Oliveira, Ailton Gomes de Oliveira (in memoria), Gilmar Wilton Gomes de Oliveira e Ana Lucia Gomes Oliveira, tendo como netos Aline Gomes de Oliveira, Elaine Gomes de Oliveira, Iris Gomes de oliveira, Karine Faber Gomes de Oliveira, Gustavo Faber Gomes de Oliveira, Priscila Sepúlvida de Oliveira e Caio Fabio Gomes de Oliveira, e ainda as bisnetas Paola Nogueira e Mayla Gonçalves.

Mario Gomes esteve de 1965 à 1995 como servidor publico nas gestões de Lazaro Capellari, Valmy Modesto e Antonieta Eliza Guirotti Antonelli, trabalhou como leiturista na parte de abastecimento de agua por anos, sendo posteriormente designado a exercer funções na parte administrativa da prefeitura, pessoa querida pela população, seu ciclo de amizade era enorme, pela simpatia como tratava as pessoas.

Mario Gomes foi um homem religioso da Igreja Evangélica Presbiteriana, ao qual, como musico era organista da comunidade evangélica, ser humano compromissado com a palavra de Deus. Cidadão com grande caráter demostrando através da sinceridade que tratava a todos, homem autentico, honesto, trabalhador honrado, exemplo para seus filhos e todos nós.

Morou por muitos anos no parquinho que existia do lado da Escola José Abílio de Paula onde era zelador da unidade escolar e do parque publico.

Faz se valida essa homenagem, devido ao ser humano que demostrou em vida e mais, onde hoje foi instalada a academia ao ar livre na Praça Santa Cruz ao lado da Guarda Civil Municipal era a casa onde morava com sua família.


Câmara Municipal


São Pedro