O vereador Du Sorocaba (PSB) esteve presente na Reunião do Colegiado Político do CPI-9 em Piracicaba, evento em que visa estreitar os laços entre os participantes e por consequência produzir melhorias nas questões de segurança pública, em prol da cidadania. O objetivo do encontro foi discutir a participação das forças políticas nas questões de Segurança Pública nas cidades da região.
Um dos problemas citados pelo Coronel Figueiredo que tem sido frequente, é que parte dos policiais militares que servem na região do CPI-9 não reside na região, sendo importante a divulgação dos próximos concursos públicos para ingresso na PM. Quando um policial trabalha e mora na mesma cidade, o tempo de dedicação e a qualidade dos trabalhos que ele desenvolve são superiores, para tanto, deve haver por parte de todos, PM e comunidade, uma preocupação em divulgar aos jovens que residem nas nossas cidades às vantagens de ingressarem na Polícia Militar.
O segundo assunto colocado em pauta pelo Coronel PM Figueiredo, foi a criação do programa "Juntos para proteger", que nada mais é do que a integração de todas as Guardas Municipais e da Polícia Militar da região. O Coronel mencionou que no mês de setembro de 2015 haverá a mensuração dos índices de homicídios, latrocínios, roubos/furtos de veículos. Será a primeira medição após a integração que já esta em funcionamento. As cidades que tiverem alcançados índices melhores terão suas Guardas Municipais e Unidades locais da Polícia Militar premiadas. A ideia é somar forças, propiciando resultados positivos para as cidades.
Du Sorocaba apresentou durante a reunião cópia da Moção de Apoio a Família do Policial Militar Fernando Esnilherson Nascimento do 27º Batalhão da Policia Militar Metropolitano, ao qual foi morto por criminosos durante uma abordagem policial. O vereador mencionou também sobre as legislações de sua autoria, como por exemplo, a Lei que determina o recolhimento de veículos em estado de abandono. Parabenizou a postura do Coronel Figueiredo em enviar para todos os presentes os informativos, os quais servem para alicerçar os vereadores na criação de novos projetos de leis, com base na realidade do que vem ocorrendo no cenário estadual e federal.
O parlamentar apresentou cópias das leis de sua autoria e colocou a disposição de todos para proporem em suas cidades projetos semelhantes. Finalizou dizendo que aplicou o PROERD por mais de 15 anos, no tempo em que serviu na Polícia Militar, portanto, sabe da importância da Polícia Militar na defesa da cidadania.
O Coronel PM Figueiredo abordou também outro tema; o horário de funcionamento de bares. Mencionando que na cidade de São Caetano do Sul há uma legislação muito interessante e que deveria ser implantada nos demais municípios. Estas legislações parecem impopulares, porém, todos devem pensar nos ganhos que elas propiciam especialmente para a segurança pública, o que pode ser facilmente comprovado nas cidades onde foram promulgadas leis com o mesmo teor.
A Tenente Coronel Adriana Sgrigneiro, mencionou que na cidade de Piracicaba não há legislação que permita o fechamento dos bares, de imediato e diante de infrações/crimes graves, fato que dificulta a ação preventiva tanto da PM quanto dos Agentes Municipais.
O Comandante mencionou que existe um foro para discussão destes assuntos, no programa denominado "Audiências Públicas", instituído na região do CPI-9 no ano passado, solicitando de todos o apoio e a adesão, assim como deve ocorrer em relação aos Conselhos Comunitários de Segurança, importante fórum de discussão de temas relacionados à segurança pública.
A próxima reunião está agendada para o próximo dia 26 de maio, às 15 horas na sede do CPI-9 e que, será feito um grande esforço para que tenha a presença de Deputados das esferas Estadual e Federal.
São Pedro