ELIAS CANDEIAS E DU SOROCABA SE REÚNEM COM A DIREÇÃO DA REGIONAL DE SAÚDE DRS-X DE PIRACICABA

Saúde - Sexta-feira, 29 de Maio de 2015


ELIAS CANDEIAS E DU SOROCABA SE REÚNEM COM A DIREÇÃO DA REGIONAL DE SAÚDE DRS-X DE PIRACICABA

Na última quarta-feira 27, os vereadores Elias Candeias (PSB) e Du Sorocaba (PSB) estiveram reunidos com a Diretora Regional de Saúde da DRS-X, Sra. Maria Clélia Bauer, na cidade de Piracicaba.

O encontro permitiu o esclarecimento de diversas dúvidas, principalmente em relação à distribuição de vagas entre os municípios que fazem parte do Programa de Pactuação Integrada do governo.

O Programa de Pactuação Integrada da Assistência em Saúde (PPI) é um processo instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, onde são definidas e quantificadas as ações de saúde no âmbito hospitalar e ambulatorial para a população residente em um determinado município, bem como a efetivação de pactos entre gestores de diferentes cidades para a garantia de acesso da população aos serviços de saúde.

O objetivo do programa é organizar a rede de serviços de saúde vinculados ao SUS, dando transparência aos fluxos estabelecidos e definir, a partir de critérios e parâmetros pactuados entre seus prestadores de serviços, os limites financeiros destinados à assistência da população e referenciados para outros municípios.

"Através dessa reunião fomos orientados pela Sra. Maria Clélia, a fazer um levantamento específico sobre a demanda dos exames e cirurgias de média complexidade com urgência e agendar uma reunião com o Secretário de Saúde de Piracicaba Sr. Pedro Mello, para verificar a previsão de um novo agendamento desses pacientes e estudar a readequação da quantidade de procedimentos hospitalares realizados entre o município e os centros de referência e especialidades em outros municípios, inclusive o Hospital dos Fornecedores de Cana e a Santa Casa de Piracicaba, atualmente os dois maiores detentores da verba do governo, ao qual receberam só em 2014 mais de R$ 16.877.019,48 (dezesseis milhões, oitocentos e setenta e sete mil, dezenove reais e quarenta e oito centavos), para atender a nossa região", explicou Du Sorocaba.

Segundo Maria Clélia, existe a possibilidade de direcionar alguns recursos para a Santa Casa de São Pedro para pequenas cirurgias, como por exemplo, Otorrino, Oftalmologia, Hérnia, etc; desde que a Unidade Hospitalar possua corpo clínico suficiente para a realização de tais procedimentos.

"Esperamos que após essa reunião com o Sr. Pedro Mello, possamos reduzir esses problemas enfrentados pelo município na área da saúde, otimizando os serviços e ações prestados pelas unidades que fazem parte do pacto, modificando os perfis assistenciais repassados a cidade de São Pedro e permitindo aos pacientes um atendimento ágil e com qualidade. Maria Clélia demonstrou disposta a nos ajudar a encontrar formas de melhorar o atendimento ofertado aos nossos munícipes", destacou Elias Candeias.


Câmara Municipal


São Pedro