COMUNICADO DO SAAESP

Administração - Quarta-feira, 01 de Julho de 2015


COMUNICADO DO SAAESP

Um acordo estabelecido na manhã desta quarta-feira entre representantes do Saaesp (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Pedro) e proprietários da área onde está instalada a principal adutora da cidade garantiu a entrada de técnicos da autarquia no local para reparos que causaram interrupção no fornecimento de água. A juíza Letícia Assis Bruning acompanhou todo o processo.

Os trabalhos de reparo foram concluídos por volta das 15h30 e a expectativa dos técnicos é que a água retorne às torneiras dos vários bairros atingidos no período da manhã desta quinta-feira.

A adutora principal da autarquia abastece aproximadamente 70% dos bairros do município e está localizada em uma propriedade particular desde o ano de 1941.

A adutora rompeu-se na tarde de 29 de junho de 2015,feriado municipal, e a equipe técnica foi impedida de ingressar no imóvel, sendo necessária uma ordem judicial, obtida às 15h do dia 30 de junho. 

Após a realização do reparo, foram feitos testes que identificaram novo problema na adutora na madrugada do dia 1º de julho. A equipe do Saaesp logo pela manhã procurou os proprietários, mas não conseguiu entrar no imóvel, já que novamente o acesso da equipe técnica foi negado.

Após contato telefônico com a filha dos proprietários da área em que está localizada a adutora, Vanessa Furlan, nesta manhã do dia 1º de julho de 2015, foi celebrado o acordo: os proprietários do imóvel se comprometem a permitir a entrada no local quando houver necessidade de reparo na rede, em horário pré-estabelecido, das 7h às 19h e em contrapartida o Saaesp assume o compromisso de deixar o local conforme se encontrava anteriormente.

NOVA ADUTORA EM FASE FINAL – Uma nova adutora que está em fase final de construção - deve ser concluída em 40 dias - vai substituir a atual localizada em área particular.

“Estamos trabalhando constantemente em obras relativas à distribuição e reservação de água tratada. Esta adutora que passa por propriedade particular está em ativa desde 1941 e já se desgastou com o tempo. Mas já havíamos realizado um planejamento para inativar esta tubulação. Uma nova adutora está em fase final e em breve não será necessário utilizar mais essa antiga”, destacou o prefeito Helinho Zanatta.

O diretor-presidente do Saaesp, Sergio Patrício, explica que a nova rede terá 1.200 metros, de 8 polegadas, que também estará interligada à ETA (Estação de Tratamento de Água) 2. “Essa ligação, além de utilizar uma nova rede para captação de água bruta sem precisar passar por nenhuma propriedade particular, também estará interligada a ETA 2, que vai transferir 30 litros de água tratada excedente por segundo para a ETA 1, beneficiando a maior parte da população”, disse.

Além desta nova adutora, há outras obras planejadas pelo governo municipal para alterar a distribuição e reservação da água. São investimentos em novos reservatórios nos bairros Colinas e Nova Estância, que juntos, terão a capacidade de armazenar 3,5 milhões de litros de água tratada; construção de estação elevatória na região das Chácaras ABC de uma adutora de 1,7km, garantindo distribuição de água da ETA 2 na interligação da nova caixa no Colinas; recuperação de dois reservatórios, com aumento de 500 mil litros de armazenamento de água tratada na ETA 1, além do novo sistema de tratamento na ETA 1, com recuperação de decantadores de areia, nova bomba, sistema de floculação e tanques de segmentação novos, aumentando em 236,25% o volume de água tratada diariamente em São Pedro, obra que estava prevista no Plano de Saneamento do município para conclusão em 2018, mas que já está em funcionamento em benefício da população.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de São Pedro. 


Câmara Municipal


São Pedro