A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010.
Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo inclusive, levar os pacientes até mesmo à morte.
Em 2016 a gripe H1N1 chegou mais cedo ao Brasil. Em março de 2016 o número de casos só no estado de São Paulo superou a quantidade de pessoas doentes em 2015 em todo o país, são dados alarmantes. São 260 casos no Estado até março de 2016, contra 141 no Brasil todo no ano anterior.
A vacinação atualmente é oferecida na rede pública para pessoas dentro dos grupos de risco, ou seja: crianças entre 6 meses e 5 anos, idosos acima de 60 anos, gestantes e portadores de doenças crônicas, como bronquite e asma. Quem não se encaixa nesses grupos, mas quer se prevenir, tem que buscar a vacina em clínicas particulares, arcando com todos os custos.
Por se tratar de um número elevado de cidadãos contaminados no nosso estado, o vereador Du Sorocaba (PSB) apresentou durante a última sessão a Moção nº 008/16 - de Apelo ao Governador do Estado de São Paulo, para liberar a vacina H1N1 para toda a população e não somente para os grupos de risco, a fim de prevenir novos contágios e a proliferação do vírus.
O parlamentar abordou ainda outros dois assuntos importantes; Requerimento nº 008/16 – Requeiro do Poder Executivo, informações sobre o convênio de fiscalização de trânsito e a Moção nº 009/16 – Moção de Apoio à Adoção do Ciclo Completo de Polícia, por se tratar de Medida de Aperfeiçoamento do Sistema de Segurança Pública do Brasil.
Todas as solicitações foram apresentadas, aprovadas e encaminhadas aos órgãos competentes.
São Pedro