IVAN TEIXEIRA PRESTA HOMENAGEM A PROFESSORA GENTILA IOLANDA DA SILVA FRARE

Administração - Sexta-feira, 14 de Outubro de 2016


IVAN TEIXEIRA PRESTA HOMENAGEM A PROFESSORA GENTILA IOLANDA DA SILVA FRARE

Foi aprovado por unanimidade durante a última Sessão Legislativa o Projeto de Decreto Legislativo Nº 009/2016 que “Concede a Honraria “Medalha 22 de Fevereiro” a Professora Gentila Iolanda da Silva Frare”, de autoria do vereador Ivan Teixeira (SDD).

“Dona Gentila como carinhosamente é conhecida, sempre foi uma pessoa ímpar, de caráter excepcional, profissional dedicada, disposta a ajudar a todos, portanto, mais do que justa e merecida a presente homenagem. A aprovação desse projeto se dá com enorme orgulho e satisfação, como forma de reconhecimento por tudo que ela representa como pessoa e profissional para o nosso município”, disse Ivan Teixeira.

Gentila Iolanda da Silva Frare nasceu no dia 25/10/1939, filha do Sr. Francisco Henrique da Silva e Sra. Joanna Luzia da Silva. De família humilde, seus pais comerciantes possuíam o Armazém do Chiquinho localizado na frente da residência na rua direita hoje, atual Rua Verissimo Prado, os fundos da casa faziam divisa com a Rua Boiadeira que hoje é conhecida como Rua Valentim Amaral, foi ali que dona Gentila passou sete anos de sua vida com seus pais e irmãos.

Com sacrifício e economia, seu pai comprou uma casa no quarteirão de cima, na mesma rua, o armazém de secos e molhados, agora ficava nos fundos da residência. Nesta casa Dona Gentila teve as melhores recordações de sua infância e mocidade. Ali ela cresceu, foi educada e dentro do ambiente familiar aprendeu com sua mãe os dotes e as tarefas domésticas, mas sempre tendo interesse aos estudos.

Gentila estudou de 1947 à 1950 no então Grupo Escolar Gustavo Teixeira. Em 1951, fez o curso de admissão ao Ginásio, passando em 2º lugar, foi cursar o colegial no José Abílio de Paula de 1952 a 1958. Ainda em 1958 ela foi para Campinas prestar vestibular na PUC – Pontifica Universidade Católica Campinas, na Faculdade de Filosofia de Ciências e Letras em História. Frequentou a Faculdade de 1959 à 1961. Em 1962 por problemas familiares, deixou a faculdade. No ano de 1963 retornou à Campinas para terminar a Licenciatura em História, e mais tarde realizou o Curso de Pedagogia.

Com diploma na mão, não foi fácil conseguir uma cadeira efetiva como professora de história na cidade de São Pedro. Com a ajuda do saudoso professor Juciê Siqueira, e em 1965 Dona Gentila conseguiu dar aula na cidade de Rio das Pedras, saindo todos os dias de São Pedro às 5 horas da manhã em um ônibus da empresa Marchiori e chegava em Piracicaba às 8 horas, retornando de Rio das Pedras as 14 horas. Foram quatro anos nesta luta, estrada de terra, sol, chuva, mas como diz dona Gentila – “a recompensa era entrar em uma sala de aula e encontrar 40 alunos, educados, prontos e interessados em aprender, e eu me realizava nas aulas”.

Nestes 35 anos lecionando como Professora de história, Gentila passou por Piracicaba, Charqueada, Águas de São Pedro, Rio das Pedras, Itirapina e São Pedro.

Quando saiu sua aposentadoria como docente, veio o convite para ser gestora escolar da Escola Municipal Gustavo Teixeira, onde ficou de 2000 à 2008, quando se afastou para trabalhar no recém inaugurado Museu Gustavo Teixeira, do qual não se afastou até os dias atuais.

Dona Gê, como é carinhosamente conhecida pelos amigos, formou muitos cidadãos são-pedrenses, é uma apaixonada pela cidade e pela história do município, tanto que desenvolve trabalho voluntário no Museu Gustavo Teixeira, realizando visitas monitoradas às escolas, turistas e visitantes. Participou em concursos de poesias com menções honrosas a Gustavo Teixeira

Participação em 4 antologias: Salto XV e XVI Prêmios Montonneé de Poesia com publicação das poesias; Amor Razão de Viver; Contos e Poemas do Brasil; Best Seller 2004; participou do e-book editado por Del Nero biblioteca virtual; também como jurada nos concursos de poesias criadas e declamadas da Semana Gustavo Teixeira, foi membro do Conselho Municipal de Criança e do Adolescente e membro do Conselho Municipal de Preservação e Conservação do Patrimônio Historio de São Pedro.


Câmara Municipal


São Pedro