Os vereadores Robinho Pedrosa, Branco e Du Sorocaba apresentaram propositura com o intuito de reconhecer os cidadãos que dedicam seu tempo em templos religiosos com diversas atividades como louvor vocal e atividades musicais, instituindo o “Dia do Levita” a ser comemorado anualmente em 25 de julho.
Em sua justificativa, o Projeto de Lei Nº144/17 apresentam um breve histórico bíblico referente aos “levitas” e ao início da adesão musical aos cultos cristãos e ilustram sobre a participação voluntária das pessoas em atividades musicais, que requer muita qualificação técnica, tempo, perseverança e dedicação.
Os parlamentares destacam sobre a atividade voluntária e que muitas vezes os custos necessários são arcados pelos próprios voluntários: “Nas comunidades religiosas em geral, esse tipo de atividade é exercido sem nenhuma remuneração, chegando a ter custeio financeiro alto com a compra de instrumentos e pagamentos de cursos para aprendizagem da execução dos mesmos. Inúmeros talentos musicais são encontrados em atividades como esta e, ainda traz benefícios a nível social, cultural e financeiro a indústria de instrumentos” afirmaram.
São Pedro