Foi aprovado durante a última sessão ordinária o Projeto de Lei nº 112/2018, de autoria do vereador Luiz Melado (PSDB), que institui o “Dia Municipal do Doador de Sangue”, a ser comemorado anualmente no dia 25 de novembro, e designa a “Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue”, a ser realizada entre os dias 18 a 25 do mesmo mês.
O objetivo do Projeto é conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue, através de campanhas informativas e educativas a respeito dos procedimentos adotados, da confiabilidade do processo e de quem pode ser um doador. O Projeto prevê ampla divulgação de tais informações durante a “Semana Municipal de Incentivo à Doação de Sangue” que, se for sancionada pelo Executivo, passará a constar no calendário oficial do município.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil são feitas cerca de 3,4 milhões de doações de sangue por ano. Dados de 2016 indicam que 1,6% da população brasileira (16 a cada mil habitantes) é doadora. As bolsas de sangue são essenciais para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas, como a Doença Falciforme e a Talassemia. Em 2017, 2,8 milhões de pessoas necessitaram de transfusão sanguínea no país.
São Pedro