Na terça-feira (19), a Emeb “Iracy Bertochi” localizada no alto da serra realizou a 9ª edição do Festival do Jaracatiá, com diversos pratos produzidos pelos seus alunos.
Os vereadores Dr. Cassio Capellari (DEM), Robinho Pedrosa (PSL), Adilson de Jesus (PROS) e Dú Sorocaba (PSB) marcaram presença nesse evento e puderam experimentar e conhecer um pouco mais sobre o Jaracatiá.
No menu, barquinhas de jaracatiá, churros recheados com doce de jaracatiá, beijinho recheado com jaracatiá, geladinho de jaracatiá, chico balanceado de jaracatiá e o bolo de pote de jaracatiá.
A diretora da unidade, Rosemar Lopes Ribeiro, explicou que o principal objetivo é mostrar que o jaracatiá pode ser fonte de renda.
Vale lembrar a Câmara Municipal aprovou a lei que tornou o Jaracatiá Patrimônio Cultural do Município de São Pedro. O autor da lei foi o atual presidente Dr. Cássio Capellari (DEM), “Como patrimônio cultural, o jaracatiá vai ficar ainda mais conhecido e o trabalho desenvolvido nesta escola é muito importante”, disse Cássio.
CURIOSIDADES - Nativa do Brasil e rica em ferro, a fruta jaracatiá é muito usada contra a anemia. Além de levar cerca de oito anos para dar frutos, pesquisadores garantem que a árvore – que pode alcançar até 20 metros de altura -, só floresce em terras muito férteis, como no caso da Serra do Itaqueri. Segundo a história do município, no início do século passado, com a imigração italiana para o plantio e colheita do café, o jaracatiá começou a ser usada no preparo de doce; tradição mantida até hoje. A fruta normalmente amadurece no mês de fevereiro, quando é comemorado o aniversário de São Pedro.
São Pedro