A Câmara Municipal de São Pedro aprovou em 2ª votação o Projeto de Lei nº 048/2019, que institui o Dia do Cururu no município. O PL, de autoria do vereador Toninho Toledo (PSL), foi apreciado na noite da segunda-feira (27), durante a 9ª Sessão Ordinária do ano.
Com a lei, o Dia do Cururu vai ser comemorado no dia 19 de julho, sendo acrescentado ao calendário oficial de eventos de São Pedro. O Poder Executivo, de acordo com o texto, poderá promover a divulgação, relembrando a data com apresentações públicas, exposições e outras atividades.
Cultura
O cururu é uma manifestação cultural caracterizada pelo canto do improviso, muito parecida com o repente da Região Nordeste. A primeira apresentação ao público ocorreu no ano de 1910, por Cornélio Pires, reconhecido defensor da cultura caipira no interior de São Paulo.
Um dos mais famosos representantes do cururu é Antônio Cândido, conhecido popularmente como “Parafuso”, que foi imortalizado por Tião Carreiro & Pardinho na música Negrinho Parafuso. Cândido nasceu em 19 de fevereiro de 1920 em Recreio, distrito de Piracicaba, e faleceu no dia 2 de dezembro de 1973.
Os artistas que participam do cururu recebem o nome de cururueiros ou centuriões. As apresentações são acompanhadas por instrumentistas que ditam o ritmo e a melodia na viola de 10 ou 12 cordas. A manifestação cultural é encontrada principalmente nas cidades de Conchas, Laranjal, Piracicaba, Porto Feliz, Tietê, Sorocaba e Tatuí.
Câmara Municipal
São Pedro