A sindicalista Maria José da Silva recebeu o Título de Cidadã São-pedrense na noite da segunda-feira (6), durante a 21ª Sessão Ordinária do ano. A honraria, de autoria do vereador Elias Candeias, é fruto do Projeto de Decreto Legislativo n° 03/2021.
A homenageada nasceu em 19 de março de 1963 na cidade de Nísia Floresta (RN). Aos 18 anos, em 1980, se mudou com a família para Diadema (SP), mas chegou em São Pedro em 1984, onde começou a trabalhar no ramo hoteleiro e de confecções. Leia o projeto de decreto na íntegra.
Ingressou na Guarda Civil Municipal de Águas de São Pedro, se identificando com a área de segurança pública. Em 1995, Maria José prestou concurso na cidade são-pedrense e ingressou na guarda no ano seguinte.
Já em 1998, ela passou a fazer parte da diretoria do Sindicado dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba, São Pedro e Região. No ano de 2010, formou-se em técnica de segurança do trabalho pela escola de formação PoliBrasil.
O trabalho em defesa dos trabalhadores rendeu a Maria José o convite para que assumisse a entidade sindical de forma integral, atuando há mais de 15 anos na sede de São Pedro. Atualmente, ela também é presidente da Diretoria da 3ª Idade da cidade.
Câmara Municipal
São Pedro