O Secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de São Pedro, Ronaldo Gasparelo, se reuniu com um grupo de vereadores para apresentar e discutir o projeto de reestruturação do Conselho Municipal do Turismo (COMTUR) e do Fundo Municipal do Turismo. O projeto ainda deverá ser apresentado no plenário da Câmara para votação.
No projeto, o Conselho será composto de quatro representantes escolhidos pelo Poder Executivo e oito representantes da iniciativa privada relacionados ao Turismo. Também consta do projeto a instituição de um Fundo Municipal, cujos recursos servirão para financiar melhorias, projetos e programas em prol do turismo no município. Entre as fontes de financiamento do Fundo, está em estudo a implantação de um voucher turístico, a ser recolhido de forma voluntária pelas empresas ligadas ao setor em São Pedro. Os valores serão definidos pelo COMTUR.
Gasparelo disse que um dos objetivos da Secretaria é estimular a atividade de turismo e lazer fora dos fins de semana e feriados. “Nós temos que aproveitar o nosso potencial de segunda a quinta-feira. Se a gente aumentar nossa taxa de hospedagem (durante a semana) a gente movimenta os nossos restaurantes, os nossos supermercados, gerando emprego e renda. Todos ganham.” disse Gasparelo.
O secretário também afirmou que é preciso fazer uma distinção de perfil entre os turistas de outras cidades e os moradores da região, e com isso explorar as atividades que atraiam cada tipo de visitante. “Tem morador que não conhece as atrações do próprio município. Precisamos estimular o visitante da região” disse.
São Pedro