O CapitãoMarcelo Luis Carondo3ª Batalhão da Polícia Militar de São Pedro esteve presente durante a última sessão ordinária prestando contas sobre o trabalho da polícia militar e civil na região de São Pedro, que atualmente está englobada com mais três cidades. Os dados são referentes ao mês de setembro de 2012 da 3ª Cia/PM.
Através de reuniões semanais de planejamento operacional são traçados indicadores criminais, por meio da Secretaria de Segurança Pública são publicados os dados atualizados e repassados a corporação e, assim são tomadas ações mais eficazes no dia a dia, propiciando uma atuação de forma ostensiva e efetiva.
O Furto de veículo nesse momento é a maior prioridade da Polícia Militar, embora os números não sejam elevados, o roubo de veículos só se combate com a ação presencial da polícia direcionando o patrulhamento para as principais áreas onde ocorrem.
“Nós trabalhamos com 75 homens para cumprir a segurança dos quatro municípios. Em nossa projeção visando uma melhor atuação seriam necessários 119 homens para garantir a segurança dos quatros municípios. A quantidade de policiais por região/município é pré-determinada pela Secretaria de Segurança do Estado baseando-se em diversos fatores que não compete a Polícia Militar questionar. Mas mesmo com esse contingente de policiais, conseguimos trabalhar de forma eficaz e proporcional a região, combatendo e prevenindo”, disse o Capitão Caron.
Caron destacou ainda a importância das campanhas de prevenção através de policiamento orientado para o problema, fortalecimento do Conselho de Segurança do Município – CONSEG, orientação à população através da rádio Fm 106,3, utilização do canal virtual de comunicação Facebook e estudos para implantação do Programa “Vizinhança Solidária”.
Outro assunto abordado foi sobre o sistema de transito do município, “O convênio firmado entre o governo do Estado e a Prefeitura carece de muito cuidado e atenção, o convenio possui muitos detalhes ocasionando uma responsabilidade enorme para a Polícia Militar. Solicitei através de ofício o cancelamento do convênio. Por motivos que não vem ao caso, mas posso adiantar como exemplo que foram realizadas rotatórias de forma irregular sem a consulta da Polícia Militar e consequentemente como o transito é responsabilidade da Policia Militar, a corporação foi cobrada por ações que não foram autorizadas pela mesma. Por essa razão adotei essa medida adversa para me resguardar juridicamente. Continuo aguardando a reunião entre os órgãos competentes para chegarmos a um acordo sobre o sistema de trânsito do município firmado através de convênio a fim de evitar no futuro maiores problemas”.
Sobre o CONSEG, o Capitão da 3ª Cia/PM, informou que todas as terceiras terças-feiras de cada mês acontecem no Museu Gustavo Teixeira as reuniões do CONSEG, o convite é aberto a toda a população que tenha interesse em participar colaborando com sugestões e esclarecendo dúvidas.São Pedro