Nesta semana estiveram presentes no Centro Hiperbárico O2 na cidade de Piracicaba, o vereador Elias Candeias e o Dr. Luiz Paulo Lomônaco, visitando as dependências e conhecendo o trabalho desenvolvido pelo centro no tratamento de diversas doenças.
A medicina hiperbárica é a área da medicina que utiliza uma modalidade de tratamento baseada na utilização de oxigênio puro. Para isto são empregados equipamentos denominados câmara hiperbárica, que são basicamente cilindros fabricados em aço ou acrílico. O oxigênio é fornecido aos pacientes através de máscaras ou capuzes de plástico, existem as câmaras multipacientes, que podem acomodar várias pessoas para tratar simultaneamente e as câmara monopacientes, onde uma única pessoa é tratada individualmente, o oxigênio preenche todo o equipamento, situação na qual a máscara ou capuz é dispensado.
Durante o tratamento os pacientes são submetidos a uma pressão 2 a 3 vezes maior que o nível do mar. Nestas condições ocorrem vários fenômenos que resultam na normalização de cicatrização de feridas e no combate a infecções. Enquanto o paciente é tratado ele usufrui do sistema de TV, projeção de filmes e música ambiente.
Esse tipo de tratamento é indicado para Abscesso cerebral, Doença de Crohn, Doença descompressiva, Embolia gasosa arterial, Feridas de difícil cicatrização, Pneumoencéfalo, Intoxicação por monóxido de carbono e inalação de fumaça, Lesões actínias, Lesões por esmagamento e síndrome compartimental, Osteomelite crônica refratária e Infecções necrotizantes de partes moles.
Segundo o vereador Elias Candeias, a visita foi realizada com o intuito de futuramente ter a possibilidade de desenvolver parceria com o centro e oferecer esse tipo de tratamento no município de São Pedro.
São Pedro