Durante a 4ª Sessão Ordinária realizada na última segunda-feira, o vereador Adriano Vitor apresentou diversas proposituras, entre as quais; o Requerimento nº 028/13, onde “Requer informações ao Poder Executivo, relacionadas ao contrato com a empresa Santa Branca locações. Que aluga uma van adaptada para o transporte de alunos cadeirantes do APAE”, a Indicação nº 068/13, que “Solicita a instalação de caixa d’água no CRAS São Dimas”, a Indicação nº 069/13, que “Solicita atuação do Prefeito Hélio D. Zanatta aos demais 21 prefeitos que administram as cidades do Aglomerado Urbano de Piracicaba, para atuarem em conjunto, cobrando a ANATEL, para que as ligações telefônicas entre os 22 municípios, deixem de ser tarifadas como ligações DDD”, a Indicação nº 070/13, que “Solicita operação tapa buraco na Rua Pedro Pereira, em frente ao número 18, no Bairro Dorothéia”, a Indicação nº 071/13, que “Solicita a compra de um veículo tipo “van” adaptado para o transporte dos alunos cadeirantes do APAE” e a Indicação nº 072/13, que “Solicita a dedetização do Cemitério Municipal”
O vereador destacou a importância do fim das tarifas de ligação interurbana (DDD) realizadas entre as cidades pertencentes ao Aglomerado Urbano de Piracicaba, como atualmente já existe nos Aglomerados de Campinas, de Jundiaí, da Grande São Paulo e da Baixada Santista.
“O Aglomerado Urbano de Piracicaba não conta com este benefício, por essa razão, estou solicitando ao Poder Executivo, uma atuação implacável para que os municípios deste aglomerado sejam beneficiados com a tarifa local ao invés da cobrança da tarifa de ligação interurbana (DDD) entre os municípios que compõem o Aglomerado de Piracicaba, ao qual São Pedro está inserido”, disse o vereador Adriano Vitor.
Saiba um pouco mais sobre o Aglomerado Urbano de Piracicaba:
A Aglomeração Urbana de Piracicaba ocupa território de 6.998,15 quilômetros quadrados, contíguo à Região Metropolitana de Campinas, e está situada a apenas 152 quilômetros do terceiro maior PIB do País, a Região Metropolitana de São Paulo, recebendo influências socioeconômicas destes dois importantes centros urbano-industriais.
Abrange 22 municípios de uma das regiões mais desenvolvidas do Estado de São Paulo. A aglomeração é polarizada por Piracicaba e, secundariamente, por Limeira, Rio Claro e Araras, que possuem manchas urbanas interligadas pelas Rodovias Anhanguera, Bandeirantes e Washington Luiz.
É constituída pelos municípios de Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.
Piracicaba, sede dessa unidade, polariza diretamente os municípios de Rio das Pedras, Saltinho, Águas de São Pedro, São Pedro, Charqueada, Iracemápolis, Rafard, Mombuca e Capivari, com os quais tem ligação funcional direta e um significativo processo de conurbação. Além disso, mantém intensos fluxos econômicos e de pessoas com Limeira, Rio Claro e Araras, cidades de porte médio na mesma unidade regional, Americana, Santa Barbara D'Oeste e Campinas, na Região Metropolitana de Campinas, Tietê e Sorocaba e, numa abrangência macrorregional, com as próprias Regiões Metropolitanas de São Paulo e de Baixada Santista.
A localização desse agrupamento, por suas características ambientais, com a presença relevante de recursos hídricos estratégicos, que fazem parte de um espaço contínuo de interesse comum para a produção de água e econômicas, impulsionadas pelo transporte hidroviário em expansão e investimentos no sistema viário e na área social, demanda planejamento integrado e ações conjuntas para um desenvolvimento econômico e social equilibrado.
São Pedro