ELIAS CANDEIAS REQUER INFORMAÇÕES SOBRE OS MEDICAMENTOS FORNECIDOS PELO PROGRAMA AUTO CUSTO

Administração - Quarta-feira, 03 de Julho de 2013


ELIAS CANDEIAS REQUER INFORMAÇÕES SOBRE OS MEDICAMENTOS FORNECIDOS PELO PROGRAMA AUTO CUSTO

O vereador Elias Candeias apresentou durante a última sessão ordinária realizada no dia 24, o Requerimento nº 06/13 -Requer ao Poder Executivo, informações sobre os medicamentos que são fornecidos para população através do programa de Auto Custo e suas respectivas doenças e a Moção nº 007/2013 de sua autoria e do vereador Carlos Eduardo Oliveira - Moção de Apelo a Presidente da República Dilma Vana Rousseff, para que aumente em 100% o valor da tabela SUS para procedimento de média e baixa complexidade do repasse as Santas Casas do Brasil.

Segundo Elias Candeias, o requerimento tem em vista esclarecer as pessoas portadoras de doenças crônicas, cancerígenas, dentre outras que; pela falta de informações não fazem o tratamento de forma correta em decorrência ao alto custo dos medicamentos e pela falta de condições financeiras para adquirir os mesmos.

Preocupado com essa questão que atinge principalmente as pessoas mais carentes, o vereador decidiu solicitar mais esclarecimentos através do requerimento que foi encaminhado ao Poder Executivo.

O vereador requereu informações sobre quais medicamentos são fornecidos a população através do programa Auto Custo, quais as indicações contra qual tipo de doença especificamente e que documentos são necessários para ter acesso a esses medicamentos.

Outro assunto em pauta destacado pelo vereador foi a Moção de apelo a Presidente da Republica, Excelentíssima Sra. Dilma Vana Roussef, para que aumente em 100% o valor da tabela SUS para procedimentos de média e baixa complexidade do repasse as Santas Casas de todo o Brasil.

“Há anos existe uma defasagem da tabela de procedimentos do SUS, em nível nacional, chegando o déficit a ser de 405 (quarenta por cento), ou seja, para cada R$ 100,00 (cem reais) gastos com procedimentos em hospitais, o SUS repassa apenas R$ 60,00 (sessenta reais), tornando cada vez mais comum a filantropia nesses locais, sendo que na maioria das Santas Casas do Brasil são utilizados mais 90% (noventa por cento) da capacidade no atendimento gratuito. Considerando que algumas instituições já fecharam suas portas e a maioria está diminuindo de forma notável o número de atendimentos como forma de atenuar o déficit operacional. Por essa razão, existe neste momento um movimento nacional de apoio para que seja aumentado em 100% o valor da tabela do SUS”, explicou o vereador Elias Candeias.


Câmara Municipal


São Pedro