Em busca de parcerias e informações, estiveram presentes visitando a instituição Padre Haroldo nesta semana os vereadores Elias Candeias e Dú Sorocaba para conhecer de perto de que forma é realizado o atendimento na instituição que tem convênio com o governo através do CAPs(Centro de Atenção Psicossocial), na ocasião foram recepcionados pelo Presidente Sr. Luis Roberto Sdoria, o Diretor de Marketing Sr. Fabrício Piton Prior e o Gerente Sr. César.
A instituição Padre Haroldo situada na cidade de Campinas, tem o objetivo de proporcionar ao ser humano oportunidades para viver com dignidade, livre dos transtornos decorrentes do uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas, através da prevenção, tratamento e reinserção social. São crianças, adolescentes e adultos atendidos todos os dias, somando mais de 500 atendimentos todos os meses, ainda oferece quatro tipos de programas para auxiliar, entre elas; o Programa Além da Rua, Aprender Mais, Despertar para a Vida e Múltiplo Saber.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) atendem pessoas com diagnósticos de transtornos mentais graves em suas respectivas áreas de referência. Através de uma clínica ampliada, buscam promover a reinserção social de seus usuários, o acompanhamento de seus familiares e o acesso ao lazer e o trabalho, seguindo as diretrizes da Reforma Psiquiátrica. O cuidado é sempre realizado através de Projetos Terapêuticos Individuais, norteado pelos direitos humanos.
No município de São Pedro ainda não existe um Centro de Atenção Psicossocial, tornando inviável o tratamento de usuários na cidade de Campinas, devido a distância, portanto seria importante a criação de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) no município.
Além de fortalecer políticas de saúde voltadas para grupos de pessoas com transtornos mentais de alta prevalência e baixa cobertura assistencial; isso consolidaria e ampliaria uma rede de atenção de base comunitária e territorial promovendo a reintegração social.
Atualmente o governo considera que, questões envolvendo o uso de álcool e outras drogas já são consideradas problemas de saúde pública e merecem atenção especial da administração pública.
“Sabemos que o Poder Executivo está dando a devida atenção, inclusive foi aberto concurso público recentemente para a contratação de médico psiquiatra para atender a população de forma adequada, porém a implantação de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) auxiliaria este trabalho juntamente com as ações do Poder Executivo”, explicou Dú Sorocaba.
“O trabalho que a Instituição Padre Haroldo desenvolve em Campinas é excelente, por esse motivo é importante a inclusão de São Pedro no Programa Recomeço para que jovens e adolescentes possam se tratar de forma adequada e segura, conforme nós pudemos verificar o trabalho desenvolvido na instituição através do convênio”, destacou Elias Candeias.
São Pedro