O vereador Adriano Vitor, surpreendeu a todos que trabalham no prédio da Cozinha Piloto, fazendo uma visita durante a madrugada. A intenção do vereador, atendendo ao pedido de diversos pais de alunos, foi de verificar a qualidade dos alimentos, a higienização do local e o manuseio dos mesmos.
Adriano Vitor aproveitou para fiscalizar as condições de trabalho dos funcionários e as instalações do prédio, que recentemente foi inaugurado. "Confesso que fiquei positivamente surpreso com o que encontrei. A variedade de alimentos e a higiene do local chamaram muito minha atenção. A equipe comandada pelo experiente chefe de cozinha, Sr. Cássio, estando sempre atentos as orientações da Nutricionista que fica de plantão no local, Sra. Valéria Pires Barbosa de Toledo Mendes, que trabalha há 20 anos para o município." disse o vereador.
O Parlamentar chegou ao local por volta das 05:00 da madrugada, para primeiramente fiscalizar o café da manhã que é distribuído nas escolas municipais. O padeiro havia acabado de retirar os pães do forno e os funcionários que fazem a entrega estavam colocando tudo no veículo que transporta os alimentos.
O veículo estava impecavelmente limpo e os alimentos bem acondicionados nas caixas. O parlamentar permaneceu no local ate que fossem preparadas as refeições, e mais uma vez se surpreendeu com a qualidade, variedade e quantidade dos alimentos.
Verduras e legumes fresquinhos e uma grande quantidade de carnes acomodadas em uma Câmara fria. O piso do local é branco e estava muito limpo, as panelas e utensílios utilizados na cozinha, embora com pequenos amassados, estavam em perfeitas condições de uso. Adriano Vitor provou da comida e relatou estar saborosa.
A nutricionista revelou ao vereador que tem carta branca para decidir qual o melhor alimento a ser solicitado nas licitações, assim ela pode atender as necessidades nutricionais de cada faixa etária. "As frutas servidas nas unidades escolares, também são fresquinhas e foi uma grande surpresa ver que o município fornece ate pêra e quibe para as crianças das creches" Disse o vereador.
Os pães são feitos diariamente na padaria industrial que tem no local e o preparo dos alimentos passa por uma espécie de linha de produção, que se inicia com a higienização, passando por varias etapas ate ir para a panela. Em uma das fotos é possível verificar as verduras submersa em solução de água com produto para matar as possíveis bactérias.
A quantidade de alimento servido em cada unidade escolar fica a critério da Direção de cada escola, que faz sua solicitação, estipulando se há ou não a necessidade de aumento ou diminuição dos alimentos enviados.
Este controle é fundamental para que não haja desperdícios de alimentos.
No corredor do prédio existe um painel com as quantidades de refeição que deve ser produzida. Os funcionários, sob a fiscalização do Chefe Cassio, seguem à risca as indicações de seus superiores.
No local há também uma balança que verifica se os fornecedores estão entregando a quantidade contratada. O suco fornecido aos alunos é 90% composto de polpa natural, e preparado em cada unidade escolar, garantido assim uma melhor qualidade.
Presunto e queijo são constantemente servidos no lanchinho dos alunos.
Todos os dias, uma pequena amostra de cada alimento é armazenada em pequenos recipientes, que ficam à disposição dos órgãos de vigilância sanitária por pelo menos 72 horas.
Porém, segundo vereador alguns pontos negativos ainda existem para ser melhorados, entre os quais; em algumas salas do prédio ocorrem infiltrações no teto, o que provoca mofo na laje, os funcionários tem muita dificuldade em lavar as panelas maiores, uma vez que a pia foi construída em desacordo com as necessidades do local. Há pouco espaço para manusear uma panela grande, os banheiros para funcionários não contam com porta nos boxes, o que causa um grande constrangimento e falta de privacidade, o salão onde são preparados os alimentos é excessivamente quente, não conta com exaustores, portanto, se torna um local insalubre para os funcionários e faltam profissionais para ajudar no preparo dos alimentos, uma vez que são produzidos na Cozinha Piloto, uma média diária de 13 mil refeições.
Em busca de soluções para esses problemas apresentados, o vereador Adriano Vitor agendará uma reunião com o atual Secretário de Educação, Sr. Adilson Galante, para que possam ser tomadas as medidas cabíveis o mais breve possível.
São Pedro